Resumo da Assembleia Geral Extraordinária 26/10/2023

O Sintef-GO realizou no dia 26/10/2023 Assembleia Geral Extraordinária no formato híbrido. Na oportunidade, debateu e deliberou sobre a agenda de mobilização da Campanha Salarial 2024, a paralisação no dia 8 de novembro e a eleição dos(as) delegados(as) para o 35º Congresso do SINASEFE (CONSINASEFE).

A Diretoria Executiva do Sintef-GO informou aos presentes sobre as atividades de debate e discussão em torno do Caderno do GT de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE. Para além da atividade em torno do Ensino Médio Integrado (capítulo 1 do Caderno do GT), realizada no Campus Goiânia Oeste do IFG, também realizará debate sobre assistência estudantil, educação inclusiva e diversidade e acesso, permanência e êxito (capítulos 7, 9 e 12 do Caderno do GT), no auditório Djalma Maia do Campus Goiânia do IFG, no dia 31/10, a partir das 18h, em formato híbrido, bem como Gestão Democrática (capítulo 4 do Caderno do GT), também no auditório Djalma Maia do Campus Goiânia do IFG, no dia 07/11, a partir das 19h, em formato híbrido.

O Sintef-GO, espelhando seus princípios estatutários, reafirmou solidariedade ao povo palestino e a intenção de participar formalmente do Comitê Goiano em Solidariedade à Palestina que reúne várias entidades e movimentos sindicais, populares e estudantis.

O Sintef-GO apresentou um panorama sobre a Campanha Salarial 2024. O debate realizado apontou para o compromisso e o alinhamento que o Governo Lula III vem reafirmando com as políticas neoliberais, o grande capital e os interesses presentes no Congresso Nacional e, consequentemente, em detrimento dos serviços e servidores públicos. De forma que recomposição salarial, reestruturação das carreiras, equiparação dos benefícios entre servidores dos três poderes, revogação das medidas aprovadas que impactaram negativamente os servidores e serviços públicos e arquivamento definitivo da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) só se confirmarão por meio da mobilização e luta.

Nessa perspectiva, a categoria deliberou pela adesão à Paralisação Nacional dos Servidores(as) Públicos(as) Federais no dia 8 de Novembro de 2023 e, portanto, pela adesão ao calendário de lutas e mobilizações nacionais aprovada no âmbito da Jornada Nacional de Mobilização dos Servidores(as) Públicos(as) organizada pelas entidades que compõem o  FONASEFE. O Sintef-GO conclama os(as) servidores(as) para aderirem à paralisação, participarem das atividades e promoverem debates e mesas redondas em seus locais de trabalho.

Por fim, a Assembleia também elegeu os(as) delegados(as) para o 35º CONSINASEFE. O congresso de caráter estatutário, será realizado em Brasília-DF, nos dias 15 a 19 de novembro de 2023, com o tema “Construindo um SINASEFE forte, independente, inclusivo e de luta: desafios para a organização da classe trabalhadora”.

• Clique aqui para acessar o Caderno do GT de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE;
  • Clique aqui para acessar mais informações sobre 35º CONSINASEFE;
  • Clique aqui para acessar mais informações sobre a Jornada Nacional de Mobilização dos Servidores(as) Públicos(as) e a Campanha Salarial 2024.