SINTEF-GO IRÁ SEGUIR O CALENDÁRIO DE LUTAS DO FONASEFE

Entre as pautas estão a Campanha Salarial 2024 e a reestruturação das carreiras PCCTAE e EBTT.

Historicamente a melhoria das condições de trabalho são conquistadas após um longo processo de reivindicações e lutas. São exemplos dessas vitórias a conquista do salário mínimo, do 13º salário e a limitação da jornada de trabalho em 44 horas semanais. Todas essas reivindicações estavam na pauta da classe trabalhadora brasileira desde o início do século XX, mas só foram asseguradas realmente com a Constituição Federal de 1988.

As conquistas, no entanto, estão longe de serem as respostas de todas as nossas reivindicações. Pelo contrário, o contexto neoliberal verificado após a promulgação da CF de 1988, vem promovendo vários recorrentes ataques aos direitos da classe trabalhadora, notadamente em reformas como a trabalhista e o teto de gastos de Michel Temer ou a reforma da previdência de Bolsonaro, para ficarmos em apenas alguns exemplos.

As servidoras e servidores públicos, especialmente em razão da estabilidade, que garante o acesso ao direito fundamental de participar de organização política e outros previstos no Art. 5º da CF de 1988, têm um maior histórico de resistência aos desmontes, embora esse caráter de luta tem se tornado cada vez mais raro. O Sintef-GO compreende que é somente por meio da organização, mobilização e luta que conquistamos melhores condições salariais e de trabalho, e relações democráticas nas nossas instituições! 

No contexto atual, temos a Campanha Salarial 2024 e a reestruturação das carreiras PCCTAE e EBTT, que demandam efetiva e real negociação com o Governo. No entanto, estamos diantes de um governo mais popular e que, embora tenha sido eleito com o discurso de defesa de trabalhadores, tem avançado no sentido de canalizar recursos públicos prioritariamente para a rolagem da dívida pública, o financiamento do agronegócio e a transferência de recursos para o setor industrial, em desprezo total aos serviços e servidores públicos. Diante disso, levando em conta o acúmulo histórico, o contexto neoliberal predominante na nossa política e a tendência do governo Lula e do Congresso Nacional em continuar favorecendo quem já dispõe de demasiado poder político e financeiro, é necessário que estejamos todas e todos lutando coletivamente pela defesa dos direitos que já temos e em busca dos direitos que almejamos. 

Por isso, o Sintef-GO conclama para que cada servidora e servidor do IFG e do IF Goiano participem das nossas Assembleias e das atividades vinculadas diretamente ao Calendário Unificado de Lutas, aprovado em Plenária Nacional do FONASEFE e do SINASEFE, que ocorrerá na primeira semana de outubro.

Confira a programação do Calendário Unificado de Lutas

  • 02/10 Live às 19h sobre o impacto do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores públicos, com transmissão online;
  • 03/10 Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. O Sintef-GO com outras entidades vai construir caravanas para Brasília. Fortalecer as mobilizações deste dia nacionalmente, com paralisações de 24 horas, onde a base estiver organizada para tanto.
  • 04/10  Vigília no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) pela inclusão dos servidores no orçamento e negociação já! Além disso, deve haver mobilizações de pressão aos parlamentares;
  • 05/10 Continuidade das atividades do dia anterior e buscar realização de audiência pública contra a PEC 32;
  • 07/10 Plenária presencial para avaliar a semana de luta e definir novos passos.

A construção coletiva é o caminho deste processo!

Deixe um comentário