VII CONSINTEF-GO inicia debates sobre ações sindicais para os próximos anos

Com o tema “Educação e Trabalho”, teve início na manhã de hoje (10/11) o VII Congresso do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Tecnológicas Federais – Goiás (Sintef-GO). O evento, que debate e propõe novas as ações para o sindicato, iniciou com a palestra “Radicalização neoliberal e o futuro dos Institutos Federais”, proferida pelo professor Gabriel Magalhães, mestre em sociologia e docente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Durante sua fala, o palestrante buscou discorrer sobre os aspectos históricos das lutas de classes e os sistemas de poder, destacando especialmente a superexploração da força de trabalho, que acomoda as exigências da burguesia frente ao capitalismo. De acordo com Gabriel, vivenciamos uma formação social com dificuldade de se estabilizar em diversos aspectos, refletida nos comportamentos sociais e políticos extremados.

No campo da Educação, a preocupação é de que a precarização das condições de trabalho e da redução na remuneração dos trabalhadores ponha em risco o desenvolvimento do tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”. Outro aspecto é a falta de recursos para garantir a qualidade dos serviços ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que vivenciou seu ápice nos últimos anos, mas que vem sofrendo ataques com cortes de verbas e autonomia.

Após a palestra, teve início os trabalhos de aprovação do calendário do evento e regimento interno. Na sequência, foi apresentada a primeira tese do Congresso: “Análise de Conjuntura e Plano de Lutas do Sintef-GO”. A partir de uma discussão qualificada, os servidores aprovaram as ações que deverão ser desenvolvidas nos próximos anos, visando unir a classe trabalhadora, especialmente dos institutos federais no estado de Goiás, garantindo os direitos trabalhistas e colaborando para o desenvolvimento de uma educação pública, gratuita, democrática e inclusiva.

Neste sábado, 11, serão discutidas as teses sobre a Política Sindical e Filiação – com proposição de construir um sindicalismo classista e autônomo – e sobre a Educação – com a defesa da autonomia dos institutos federais, fundamentados no currículo integrado. As propostas de reformulação do Estatuto do Sintef-GO constam na programação final do evento, previsto para encerrar no domingo.

O VII CONSINTEF-GO está sendo realizado no Auditório do Mega Moda Hotel. Confira as fotos em nossa Galeria de Imagens 2017.