Informes da Assembleia Geral Extraordinária do Sintef-GO de 24/04/2024

A Diretoria Executiva do Sintef-GO realizou no dia 24 de abril último Assembleia Geral Extraordinária com as(os) servidoras(es) filiadas(os) e com toda a comunidade do IFG e IF Goiano.

Convocada em formato híbrido (presencial e online), a Assembleia seguiu a pauta: informes da greve: nacional, IFG e IF Goiano; informativo e balanço político das propostas apresentadas pelo Governo Federal nas mesas específicas (proposta PCCTAE e proposta EBTT); análise do desenvolvimento da greve e da tática de negociação do Governo; eleição das(os) delegadas(os) para o 190ª Plena do SINASEFE; encaminhamentos.

Os informes nacionais realçaram a amplitude da greve na Rede Federal, com dados do dia 22/4, indicando 518 campi paralisados administrativa e academicamente. Também foi destacada a importância da mobilização do dia 17/4, com aproximadamente 7 mil grevistas nas manifestações e caminhadas em Brasília, redundando em pressão política sobre o Governo Federal e seus negociadores presentes nas mesas específicas de negociação ocorridas no dia 19/4.

No que tange aos informes regionais, foram destacadas as negociações entre o Comando Estadual de Greve da Base SINASEFE (Seções Sindicais Formosa, Itumbiara, Jataí e Luziânia do SINASEFE/Sintef-GO e suas Seções Sindicais de Base de Anápolis e de Goiânia Oeste) e a Reitoria do IFG quanto à definição dos chamados “serviços essenciais”, sendo que a última reunião foi realizada no dia 17/4. Na oportunidade, foram definidos encaminhamentos pactuados referentes à assistência estudantil, pós-graduação, consulta pública sobre o modelo de ingresso do EMI e suspensão do calendário acadêmico. Também ficou estabelecido que a Reitoria do IFG divulgará orientações gerais para uniformizar as ações que envolvem os chamados “serviços essenciais” nos campi durante a greve.

No IF Goiano, as tratativas entre o Fórum das Seções Sindicais (Morrinhos, Rio Verde e Urutaí) do SINASEFE/Sintef-GO (Seções Sindicais de Base Campos Belos e Ceres) e a Reitoria do IF Goiano/Codir em torno da definição dos chamados “serviços essenciais”  efetivamente deram seus primeiros passos na reunião realizada no último dia 19/4. A expectativa é a de avançar na definição desses “serviços” na reunião prevista para o dia 25/4.

Após a apresentação de informes e das contrapropostas apresentadas pelo Governo Federal nas mesas específicas, teve curso avaliação do movimento de greve e da postura do governo em relação ao movimento e reivindicações protocoladas, com todas as intervenções manifestando profundo descontentamento em relação às propostas apresentadas pelo Governo. As intervenções também realçaram, de forma unânime, a necessidade de consolidação e ampliação da greve nacional do Setor da Educação Pública Federal. Essa posição será defendida pelos delegados do Sintef-GO na 190ª Plena do SINASEFE.

Encaminhamentos aprovados na Assembleia Geral Extraordinária do dia 24 de abril de 2024:

1. Defender, na 190ª Plena do SINASEFE, a leitura político-sindical realizada na Assembleia Geral Extraordinária e a continuidade do movimento paredista;
  2. Realçar, junto ao CNG do SINASEFE e à 190ª Plena do SINASEFE, a necessidade e a urgência de que as mesas de negociação, em especial junto ao Ministério da Educação, se ocupem da Revogação de Legislações que atentam contra a Educação (o chamado “revogaço”) e da recomposição dos orçamentos das instituições do Setor da Educação Pública Federal;
  3. Promover uma diversidade de atividades, com a participação efetiva de servidores, estudantes e comunidade externa, contemplando questões colocadas desde a aprovação e a implementação da chamada Reforma do Ensino Médio e demais reformas educacionais (BNCC, BNC Formação), com atenção especial aos conteúdos e às formas que tem assumido a sua internalização nas instituições que integram a Rede Federal;
  4. Assegurar, no contexto da greve, prioritariamente por meio dos Comitês Locais de Greve e também por intermédio da organização pelo Sintef-GO em articulação com esses Comitês, a realização de atividades de formação política e sindical, com vista à maior compreensão das determinações históricas e sociais que sobredeterminam a atual conjuntura e aos caminhos possíveis da organização sindical e estudantil;
  1. Elaborar textos, produções audiovisuais e cards voltados para elucidar relações como o subfinanciamento das instituições do Setor da Educação Pública Federal, o aviltamento dos salários e as condições restritas de promoção da assistência estudantil;
  2. Assegurar a inserção do Sintef-GO nas atividades comemorativas do 1º de Maio – Dia do Trabalhador;
  3. Inserir ferramentas e métodos de comunicação e publicização das leituras da conjuntura político-sindical das realidades vivenciadas pelas instituições de educação e de divulgação das atividades do movimento de greve, que assegurem acesso às(aos) estudantes abrigadas(os) nos Napnes e aos membros comunidade em geral que demandam necessidades específicas, a exemplo de tradução em Libras;
  4. Foram eleitas(os), como delegadas(os) e suplentes para a 190ª Plena do SINASEFE: Efetivas/os: Marcelo Lira; Daniela Siqueira; Suplentes: Danyllo di Giorgio; Mad’Ana Desirée; Janaina de Jesus.

Sintef-GO, na Luta!