Assembleia Geral do Sintef-GO aprova Estado de Greve

Os(as) servidores(as) docentes e técnico-administrativos em educação do IFG e do IFGoiano reunidos na Assembleia Geral Extraordinária do Sintef-GO, realizada no dia 16 de fevereiro às 10h30min, em resposta às deliberações da 186ª Plena do SINASEFE, aprovaram o Estado de Greve que sinaliza a disposição da base para a mobilização e adesão às lutas em curso.

Importante ressaltar que o Estado de Greve não significa ainda a deflagração do movimento paredista, mas representa um passo importante e inequívoca disposição na sua construção.

Para mais, foi aprovada a adesão à paralisação das atividades no dia 22 de fevereiro em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais (SPFs). Nesta data, ocorrerão paralisações e debates nos Câmpus e nas Reitorias, precedidos de panfletagem e distribuição de material informativo.

Atente-se ainda para o fato de que as paralisações e mobilizações do dia 22 também integram um movimento de pressão nas Mesas Temporárias e Específicas de Negociação das carreiras PCCTAE e EBTT, com reunião prevista para este dia em Brasília.

As entidades representantes dos SPFs estão em negociações com o Governo Federal desde o início da nova gestão lutando por recomposições salariais, equiparação de auxílios, reestruturação das carreiras, revogação de medidas antipopulares e de ataque aos servidores e serviços públicos.

Apesar de pequenas e importantes conquistas, as mesas de negociações, até o momento, pouco ou quase nada avançaram no sentido de alcançar os interesses das servidoras/es públicos federais. O cenário tem demonstrado o desinteresse do Governo Lula III com parcelas significativas dos SPFs que não estão nos altos cargos e posições de prioridade, como é o caso dos servidores da educação pública federal.