O 29º GRITO DOS EXCLUÍDOS: Você tem fome de que?

O Grito das/os Excluídas/os foi criado durante a Semana Social Brasileira de 1994, evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A criação desse dia de luta, em que somos convidados a refletir e nos posicionarmos contra as históricas e estruturais desigualdades sociais existentes no Brasil e que se expressam nas diferentes opressões de classe, raça e gênero sofridas pela população pobre brasileira, é um contraponto ao “Grito do Ipiranga” que marca a independência do Brasil em uma perspectiva histórica conservadora das relações sociais existentes. O Grito das/os Excluídas/os busca jogar luz sobre o fato de que a soberania nacional e a própria independência do país ainda não foram alcançadas e muito menos foram atendidas as necessidades das/os excluídas/os da nossa história. Exclusão que se expressa na superexploração da classe trabalhadora, na marginalização e violência social, e na depredação ambiental. Realidade aprofundada e radicalizada nos últimos 40 anos de políticas neoliberais.

O 29º Grito dos Excluídos e Excluídas de 2023, coloca-nos uma questão vital: “Você tem fome e sede de que?”. Certamente são muitas perguntas e respostas possíveis advindas desta questão. Para o Sintef-GO o “Grito das/os Excluídas/os” expressa nosso compromisso com a classe trabalhadora que em sua diversidade e multiplicidade produz por meio do seu trabalho a riqueza que é apropriada por poucos e a nossa fome e sede por justiça e igualdade social. Classe trabalhadora constituída por trabalhadoras e trabalhadores, pelas camadas populares, pretas e pretos, imigrantes, LGBTs, ciganas e ciganos, indígenas e quilombolas. Mas também aquela parcela cada vez mais crescente da população brasileira que se encontra a margem, inclusive, do direito ao trabalho. E aqui falamos daquelas e daqueles que vivem em situação de rua e tem sua vida marcada pelo apagamento social e pela violência sofrida de forma continuada, revelando a face mais cruel da desigualdade existente no Brasil.

Para reafirmarmos nosso compromisso com essa luta convidamos a todas e a todos para participar do “Grito das/os Excluídas/os – 2023” manifestando também sua fome e sede por uma independência que signifique transformação social.

Em Goiânia, a concentração do 29º Grito das/os Excluídas/os começará a partir das 8h30, na rotatória Alameda Higino Pires Martins, no setor Solar Ville, próximo à Ocupação Paulo Freire e a Ocupação Solar Ville.

Sintef-GO

Na Luta!

 

Deixe um comentário