INFORMES DA 178ª PLENA DO SINASEFE

Nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2023, realizou-se a 178ª Plena do SINASEFE no DF, contando com 52 seções e 95 Delegados, incluindo a representação do Sintef-GO. Tratara-se da primeira Plena do ano, realizada sob conjuntura específica, marcada, por um lado, pela posse e início do Terceiro Governo Lula e, por outro, pela tentativa de Golpe de Estado de 08 de janeiro de 2023.

Em que pese o fato do Terceiro Governo Lula apontar para a construção de um governo de centro-direita, a tradição do Partido dos Trabalhadores e do campo da CUT a ele vinculado, encontra-se enraizada em negociações com as frações de classes organizadas, tanto em relação a classe dominante quanto às/aos trabalhadoras/es. O fato de o governo acenar para as entidades representativas dos servidores públicos federais, a partir de reabertura de mesas de negociação setoriais, embora seja um fato positivo, será a capacidade de organização e pressão política das/os servidoras/es que determinará os termos das mesas de negociação.

Portanto, a capacidade de negociação das entidades dependerá fundamentalmente da construção e solidez de mobilizações baseadas inicialmente na tática de frentes de unidade entre categorias e entidades, com capacidade de definição de pautas consensuais e que alcancem capilaridade nas bases. Isso quer dizer abandonar o espontaneísmo esquerdista que norteia a tradição de grupos específicos e construir mecanismos e instrumentos de passagem da condição que caracteriza estruturalmente o sindicalismo, ou seja transitar das questões imediatas de caráter econômico à formação e organização política, sem desprezar o peso e a importância que tais questões impõe a vida cotidiana das/os trabalhadoras/es. Mas também quer dizer que, em sendo esgotadas essas mobilizações e alternativas negociais, a passagem para a tática de mobilizações que tenham como horizonte paralisações e greves devem ser acionadas, o que requer construção pela base.

Nesse sentido, o Sintef-GO tem foco na construção de três pontos fundamentais de pauta, a partir dos quais poder-se-á selar os princípios de frentes permanentes e de consensos sólidos e perenes: 1. Recomposição do Orçamento da Rede Federal; 2. Recomposição Salarial, nas bases do estudo realizado pelo Dieese e que tem como referência 2010 a 2022; 3. Reestruturação dos Planos de Carreira Docente e de Técnicos Administrativos em Educação; 4. Suspensão do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), abrindo um amplo debate juntos às/aos servidores.

Sintef-GO,

Na Luta!