Sintef-GO roda o estado debatendo o “Future-se”

O sindicato realizou sete debates em cinco cidades no último mês, nos campi do IFG em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Jataí e Goiás.

O Sintef-GO debateu o “Future-se” junto à comunidade acadêmica da Rede Federal ao longo dos mês de agosto e setembro. Com o apoio e participação de professores, técnicos e estudantes, tanto dos Institutos quanto da UFG, o sindicato esteve em cinco cidades discutindo os efeitos e ameaças que o projeto do governo federal representa para a educação pública e o ensino superior brasileiro. Ao todo, cerca de 400 pessoas participaram dos eventos, ouvindo, perguntando e denunciando os objetivos privatistas e que visam retirar a autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior.

Goiânia

A primeira participação do Sintef-GO neste debate se deu no dia 6 de agosto, a convite do Grêmio Estudantil do Câmpus Goiânia Oeste do IFG, que realizava uma assembleia estudantil cuja pauta era o “Future-se”. O primeiro grande debate, com maior número de espectadores e presença de dirigentes de outros sindicatos e do reitor da instituição, Jerônimo Rodrigues, aconteceu no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG, na manhã do dia 9 de agosto. Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, principalmente da comunidade acadêmica do IFG, mas também estudantes e trabalhadores da educação de outras instituições. A mediação da mesa coube à Fabiane Oliveira, chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I do IFG; e as exposições foram realizadas por Sônia Lobo, diretora executiva suplente do Sintef-GO e professora do curso de Licenciatura em História; David Maciel, professor da Faculdade de História da UFG e pesquisador sobre o neoliberalismo, processo de redemocratização e Estado Autocrático no Brasil; Jerônimo Rodrigues, reitor do IFG e presidente do Conif; e Fernando da Mota, coordenador geral do Sint-Ifesgo. O evento foi gravado ao vivo e disponibilizado no Facebook do Sintef-GO (assista aqui).

Posteriormente, no dia 3 de setembro, ocorreu outro debate no mesmo local, às 16h30, voltado para quem frequenta o Câmpus Goiânia no período da tarde, com boa presença de público também. A mesa foi composta novamente pelos professores David Maciel e Sônia Lobo.

Aparecida de Goiânia

Outro Câmpus do IFG que contou com dois debates sobre o “Future-se” foi o de Aparecida de Goiânia. O primeiro, realizado no dia 21 de agosto para a comunidade que frequenta o Câmpus no período da tarde, foi organizado pelo Sintef-GO e teve as exposições de Sônia Lobo e David Maciel, sob mediação do professor Danyllo di Georgio, representando o Câmpus.

Público acompanha primeiro debate do “Future-se” no Câmpus Aparecida

O segundo, organizado para o período noturno, ocorreu no dia 28 do mesmo mês e, além dos três professores, teve a participação na mesa do secretário-geral do Sintef-GO, Walmir Barbosa, e do diretor do DCE-IFG, Wallison Ferreira.

Mesa do dia 21/8 em Aparecida

Mesa e público na segunda mesa do “Future-se”, no dia 28/8, em Aparecida

Goiás

O debate na Cidade de Goiás foi na manhã do dia 14 de agosto. A mesa foi formada pelos professores Carlos Cipriano, Renné França e Walmir Barbosa, além da diretora local do DCE-IFG, Lara Damiane. A organização e a mediação foram realizadas pelo professor Wagner Falcão.

O secretário-geral do Sintef-GO destacou que o debate conseguiu aglutinar e conscientizar a comunidade acadêmica ao tratar dos pontos do projeto e as ameaças que representa à educação gratuita, pública e de qualidade. “No desenrolar do debate foi acentuado diversos aspectos presentes no ‘Future-se’, como a quebra da autonomia institucional das Universidades e dos Institutos Federais, a condução de formas abertas e veladas de privatização dessas instituições e as correlações estabelecidas entre o ‘Future-se’ e o crescente autoritarismo que ameaça as liberdades democráticas”.

Mesa do debate no Câmpus Cidade de Goiás

Inhumas e Jataí

O Câmpus do IFG em Inhumas foi visitado no dia 4 de setembro, novamente pelos professores Walmir Barbosa e Sônia Lobo, com a mediação do diretor-geral do Câmpus, professor Luciano Santos. Jataí, por sua vez, recebeu a professora Sônia Lobo no dia 11 de setembro, com o apoio e organização da Seção Sindical do Sinasefe em Jataí, por meio do jornalista servidor do Câmpus, Evaldo Gonçalves. Nesses dois locais, a presença de público foi composta em maioria por estudantes, totalizando cerca de 80 pessoas.

Público acompanha exposição no Miniauditório 2 – Unidade Flamboyant, IFG – Jataí

Previsão de próximos debates

O Sintef-GO enviou hoje (13) ofícios aos demais campi do IFG, no intuito de organizar debates sobre o “Future-se” em cada um deles. Segundo o secretário-geral da entidade, Walmir Barbosa, o intuito é expandir o diálogo com toda a base de servidores e estudantes sobre as sérias ameaças que o projeto representa para o modelo de educação pública que conhecemos. “Precisamos avançar numa concepção de educação que vá além da reivindicação do ensino público, gratuito, de qualidade e laico. Precisamos incorporar a bandeira da educação que, além de tudo isso, seja também unitária e popular; e o ‘Future-se’ representa exatamente o oposto disso, um modelo de educação e produção científica vinculadas completamente aos interesses e formatos do mercado”, denuncia.