Sintef-GO convoca trabalhadores da Rede Federal para o 1º de maio em Goiânia

Feriado do Dia Internacional do Trabalhador contará com passeata e atividades culturais no centro da capital

A tradicional manifestação de 1º de maio será comemorada nesta quarta-feira em Goiânia, com a realização de uma passeata que sairá do Coreto da Praça Cívica, às 16h, em direção à Praça Universitária, onde haverá shows e apresentações culturais. O eixo político principal do 1º de maio deste ano será a luta em defesa da aposentadoria, contra o desemprego e por maiores salários.

Além disso, será a primeira vez  na história que as centrais sindicais se unificam em um só ato conjunto. A convocação para as manifestações, que irão ocorrer em diversas capitais e cidades do interior, está sendo feita pela CUT, Força Sindical, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. As organizações já decidiram, de forma unânime, pela realização de uma Greve Geral para o mês de junho. A data será oficializada nos atos de 1° de Maio nesta quarta.

O calendário de mobilização do Dia do Trabalhador inclui também as manifestações do dia 15 de maio, quando ocorrerá uma greve nacional dos trabalhadores da educação, tanto do ensino básico quanto superior, em luta contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação pública. De acordo com o presidente do Sintef-GO, Marcelo Lira, o sindicato ainda está em processo de articulação e definição das atividades do dia 15 no IFG e IF Goiano.

As centrais sindicais convocam, além das manifestações de 1º de maio, para a realização de plenárias nos estados, a intensificação da campanha do abaixo-assinado e organização de comitês contra a reforma da previdência. As entidades se reunirão novamente no dia 6 de maio, às 10h, em São Paulo, para a definição do calendário de lutas.

“Este ano teremos um 1° de Maio histórico com a realização de diversos atos unitários das centrais pelo país contra a Reforma da Previdência e, com o anúncio da data da Greve Geral, daremos um passo decisivo para a construção dessa paralisação nacional, para derrotar a reforma do governo Bolsonaro que acaba com a aposentadoria dos brasileiros”, explica o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha.

“É tarefa de todas as centrais sindicais, sindicatos e movimentos empenhar todos os esforços para a construção da Greve Geral. Não podemos ter vacilo ou cair em armadilhas do governo em negociar pontos dessa reforma. Não existe mal menor. Para defender de fato o direito à aposentadoria dos trabalhadores e a Previdência Social é preciso derrotá-la na íntegra e para isso precisamos construir uma forte Greve Geral que pare o país”, afirma Mancha.

Confira as mobilizações em Goiânia para o Dia do Trabalhador

30 de abril | Praça do Bandeirante

8h – Tenda para coletar assinaturas no abaixo assinado contra a Reforma da Previdência e panfletagem, além de preenchimento de fichas de desempregados;

12h30 – Almoço popular com a comunidade

14h – Caminhada até o Palácio das Esmeraldas para entregar ao governador a Carta das Centrais Sindicais contra a Reforma da Previdência, exigir a criação de empregos e entregar a relação com as fichas de desempregados.

1° de Maio | Praça Cívica

14h – Concentração em frente ao Coreto

17h – Caminhada até a Praça Universitária, onde haverá o ato político-cultural com shows musicais e outras atrações.

*Matéria da Assessoria de Comunicação do Sintef-GO, com informações da CSP-Conlutas