Sintef-GO acompanha discussão nacional promovida pela CSP – Conlutas

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Tecnológicas Federais (Sintef-GO), Roberto Veloso, Regina Marinho e Marilene Santos, participaram da reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, realizada em São Paulo (SP), para discutir conjuntamente pautas que atingem os direitos dos trabalhadores. Entre os assuntos abordados destacam-se: mobilização em torno da reforma da Previdência Social; oposição ao governo Temer e possível não retorno da presidente Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República; além do II Encontro Nacional da Educação.

As conjunturas política, econômica e social brasileira foram realizadas pelos debatedores José Maria de Almeida e Felipe Demier. Com abordagens ao processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff, ambos apresentaram visões divergentes, em certa medida, e proporcionaram um debate caloroso com os participantes.

Para José Maria de Almeida não houve golpe contra o Partido dos Trabalhadores: “Não entendemos que tenha ocorrido um golpe contra o PT, uma vez que não houve concessão desse governo para a classe trabalhadora. O golpe é uma narrativa que livra a cara do PT”, afirmou. Ele também analisa que o presidente interino Michel Temer dará continuidade aos projetos do governo Dilma, com a retirada de direitos dos trabalhadores e com a politica de ajuste fiscal. Nesse sentido, defende eleições gerais, a fim de assegurar ao povo o direito de eleger um novo representante.

Na visão de Felipe Demier, o impeachment não foi um golpe de regime político, mas um golpe de governo e que, por isso, deve ser denunciado. Felipe adverte que os trabalhadores vão pagar caro pela crise instaurada e que os ataques aos direitos sociais irão se aprofundar. Para ele, é necessário levantar a bandeira “Fora Temer” como ponto do movimento de mobilização dos trabalhadores.

II ENE (Encontro Nacional de Educação)

Nos painéis do evento, o II Encontro Nacional de Educação ganhou destaque por ser um momento para se discutir a construção de um novo olhar sobre a Educação no Brasil. O evento que ocorrerá entre dos dias 16 e 18 de junho, em Brasília (DF), vai preparar as bases para um projeto de Educação Pública e Democrática.

Os representantes do Sintef-GO participaram dessa discussão e, conforme anunciado na Assembleia Geral Ordinária, o sindicato encaminhará até 8 participantes para o evento. Os interessados em participar do II ENE devem entrar em contato com o professor Walmir Barbosa, que está organizando o grupo.

Outras participações

Ainda na programação, ocorreram outras reuniões da CSP – Conlutas, onde foram traçadas e discutidas as políticas e a organização das lutas sindicais. Os representantes Sintef-GO acompanharam respectivamente as reuniões setoriais: Servidores Públicos Federais (Roberto Veloso); Educação (Regina Marinho); e Aposentados (Marilene Santos).

Também foram discutidas a paralisação do dia 16 de junho e o Seminário Internacional de Aposentados.