18 de Outubro: Dia Nacional de Luta Contra os Cortes na Educação

No dia 18 (terça-feira) de outubro, servidores e estudantes estarão nas ruas para defender a Educação Pública, denunciar o confisco de verbas e repudiar a política de educação do (des)Governo Bolsonaro.

Desde a posse deste governo lutamos contra o confisco de verbas da Educação, os ataques à autonomia das Instituições de Ensino Federais – Universidades, Institutos e Cefets – e à desmontagem do sistema nacional de ciência e tecnologia do país.

Com o Decreto 11.216, de 30 de setembro de 2022, o governo Bolsonaro promoveu um novo ataque às Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), definindo novos cortes orçamentários. Na base do SINASEFE, os cortes totalizaram R$ 147 milhões – cerca de 5,8% das verbas destinadas ao custeio, incluindo assistência estudantil e emendas de parlamentares. Nas Universidades, o montante é de aproximadamente R$ 763 milhões.

Esse 18 de Outubro: Dia Nacional de Luta Contra os Cortes na Educação foi convocada por SINASEFE, Andes-SN, ANPG, Fasubra, Fenet, Ubes e Une, entidades representativas dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes das Instituições de Ensino Federais.

O Sintef-GO participa da construção desse 18 de Outubro e conclama aos servidores do IFG e do IF Goiano que venham participar de mais essa mobilização em defesa da Educação Pública.

Orientamos que no decorrer desta semana, as Seções Sindicais de Base do Sintef-GO realizem debates acerca da situação educacional e orçamentária das Instituições de Ensino Federais, em particular dos Institutos Federais de Goiás. Também orientamos a realização de atos simbólicos nos contextos de atuação dos campus do IFG e do IF Goiano.

Em Goiânia, no 18 de Outubro: Dia Nacional de Luta Contra os Cortes na Educação, será realizada concentração e ato político na Praça Universitária, a partir das 16h.

Em Defesa da Educação Pública, Gratuita e Integrada!

Sintef-GO,

Na Luta!