Nota de solidariedade aos professores da rede municipal de Goiânia vítimas de perseguição da prefeitura

A direção executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO), no Câmpus Anápolis, manifesta seu apoio aos professores da rede municipal de Goiânia Hugo Rincon e Renato Regis, que respondem arbitrariamente a Processo Administrativo Disciplinar (PAD), movido pela prefeitura (sob o comando do prefeito Rogério Cruz – filiado ao Solidariedade).

O PAD tem como objeto punir os docentes por participação em manifestação pública, realizada durante o exercício do direito constitucional à greve. Ressalta-se que durante a manifestação, os trabalhadores da educação do município de Goiânia foram vítimas de violência praticada pela Guarda Civil Metropolitana, porém, não foi instaurado qualquer procedimento para investigar a conduta dos agentes da Guarda. Os objetivos de represália política contra os professores e contra o direito à greve e manifestação ficam ainda mais explícitos quando se observa que o procedimento administrativo contra os professores foi instituído sem sequer ter sido precedido por sindicância.

Ao passo que nos solidarizamos com os docentes da rede municipal e, em especial, com os professores vítimas da perseguição política, repudiamos a instrumentalização de procedimento administrativo para cercear o direito à greve e à manifestação. Convocamos os nossos filiados a denunciarem em seus círculos e redes sociais tal perseguição e a acompanharem atentamente os desdobramentos do caso.

Nota-política-solidariedade-aos-professores-da-SME-Goiânia