Nota Política: sobre as mobilizações dos estudantes da UFG

O Sintef-GO vem a público declarar seu apoio e solidariedade aos discentes da Universidade Federal de Goiás mobilizados em torno de melhorias no Restaurante Universitário (RU).

Na segunda-feira, 4 de julho, a Associação de Pós-Graduandes da UFG (APG-UFG) realizou um ato pacífico em parceria com o movimento estudantil universitário da instituição contra a diminuição do subsídio para a pós-graduação. A refeição, que antes custava R$4,00, passou a custar R$7,34 na última sexta-feira, primeiro de julho.

Em retaliação ao ato dos estudantes, a Vogue, empresa que administra o RU, não abriu o restaurante na noite de segunda e durante todo o dia nesta terça-feira. A empresa fixou, ainda, uma faixa na porta do RU do Campus Samambaia alegando que os e as manifestantes portavam armas brancas e colocaram em risco os funcionários. Essa afirmação é negada pelos estudantes e não se comprova pelos vídeos que circulam na internet.

Tal postura da concessionária fez com que os próprios estudantes se organizassem para preparar refeições para os e as estudantes que dependem do RU para se alimentar.

O Sintef-GO repudia a postura da Reitoria da UFG, que se colocou em defesa dos interesses da Vogue, em detrimento do bem-estar dos estudantes, os quais tiveram suas refeições a céu aberto, por descaso da empresa.

Por fim, ressalta-se a importância da defesa de uma Universidade pública, gratuita e popular, visto que tal situação apenas se desenrolou devido à presença de uma empresa cujos lucros são priorizados em relação à sua função social.

 

Sintef-GO,

Na luta!

Deixe um comentário