Sintef-GO contra o Homeschooling

O Sintef-GO e suas seções sindicais vem a público se manifestar radicalmente contra a proposta de regulamentação do Homeschooling encampada por esse governo.

Dentre os princípios da educação está a aprendizagem por experiência, pela troca de saberes entre pares, pelo processo de socialização oferecidos no ambiente escolar. Privar a criança de receber essa educação é limitar o seu campo de experiências para a vida, condenando- a a problemas futuros que se refletirão nas suas relações sociais e de trabalho.

A educação é mediada em diálogo constante com o/a professor/a, profissional graduado, muitas vezes especializado e pós-graduado para conhecer o processo de ensino aprendizagem e conduzir pelos melhores caminhos o estudante dentro de suas limitações e possibilidades.

Durante o período de pandemia de COVID-19, em que foi necessário o ensino remoto, assistimos de perto a dificuldade das famílias em exercer esse importante papel sem nenhum tipo de preparo e quanto prejuízo esse período trouxe para nossas crianças e adolescentes na formação escolar.

Propostas assim desconstroem outro princípio básico da nossa constituição e da LDB que é a universalização da educação e do acesso, garantir a alguns condições de aprendizagem, enquanto a grande maioria aguarda os recursos adequados em suas escolas.

Além disso, bem sabemos que a escola hoje adquiriu outros papéis fundamentais na vida de crianças e adolescentes, na proteção de abusos, na denúncia de casos de violência, no acompanhamento à saúde física e mental, na segurança alimentar e na construção de vínculos sociais muitas vezes não encontrados no ambiente doméstico, ainda que possa oferecer toda a estrutura material.

Num momento em que o governo federal deveria estar mobilizado pela recuperação dos danos causados pela pandemia, visto que não houve ação alguma do MEC que viabilizasse as condições de ensino aos mais vulneráveis durante o isolamento social, o governo mais uma vez se omite e procura subterfúgios para dizer que se preocupa com a educação no país.

Seguimos lutando para que todos e todas as crianças e adolescentes desse país tenham direito a uma educação de qualidade, em ambiente adequado, crítica e rica em experiências e vivências e que assim possam também contribuir comba mudança da realidade social brasileira!

Sintef-GO