ATA: Assembleia Geral Extraordinária 12/04

No dia 12 de abril de 2022, às 10h em primeira chamada e às 10h30 em segunda chamada, foi realizada a Assembleia Extraordinária do Sintef-GO, que ocorreu no formato virtual e foi presidida por Elton John da Silva Santiago, membro do Conselho Fiscal do Sintef-GO. Na pauta constava: Informes; Estado de Mobilização Sinasefe, Andes e Fasubra e ações unificadas; Eleição de delegados(as) para 34º Consinasefe – Congresso eleitoral; Encaminhamentos. Walmir Barbosa, Secretário Geral do Sintef-GO, apresentou como informes quanto à comemoração do dia 1º de Maio, que está sendo organizado pelo Fórum Goiano de Luta por Direitos, Democracia e Soberania, numa perspectiva de ato cultural e comemoração unificada, e realçou a aprovação pelas entidades sindicais nacionais de 28/04 como data de mobilização, lutas e paralisação nacional. Em seguida passou-se ao primeiro ponto de pauta dentro do qual foram apresentadas as ações de mobilização realizadas nas seções e ou câmpus desde a última Assembleia, realizada em 05/04. Marizângela informou que no câmpus Luziânia estão sendo repassados os informes sobre o estado de mobilização aprovado em assembleia e, do mesmo modo, o que for definido hoje será divulgado às(aos) servidoras(es); que estão, ao mesmo tempo, mantendo a aproximação ao câmpus Valparaíso, onde ocorrerá uma reunião local na próxima semana. Marizângela informou que será um dos nomes que representará a Seção Sindical Luziânia do SINASEFE – cujo trabalho sindical tem sido ampliado para além do Campus Luziânia do IFG, incluindo o Campus de Valparaíso do IFG – na Coordenação Estadual de Mobilização, cuja necessidade de formação foi aprovada na Assembleia Extraordinária do Sintef-GO do dia 05/04, e referendada por diversas Seções Sindicais do SINASEFE posteriormente. Elton John, do Câmpus Ceres do IF Goiano e da Seção Sindical de Base Ceres do Sintef-GO, fez referência à Assembleia Local realizada nesse câmpus em 31/03, quando o “estado de mobilização” foi aprovado a fim de que forças sejam somadas para avanço na luta pela pauta da recomposição salarial e também reuniões para discutir as condições de trabalho, dentre elas as questões de assédio presente não somente naquela unidade do IF Goiano, mas na instituição como um todo. Ele defendeu que essa pauta seja também discutida no âmbito do IFG. Na sequência Hans e Luís Cláudio, do Campus Formosa do IFG e da Seção Sindical Formosa do SINASEFE informaram que também foi realizada Assembleia Local da Seção, mas que se sobressai a preocupação das(os) servidoras(es) em não paralisar nesse momento. Danyllo Di Giorgio, Vice-Presidente do Sintef-GO e servidor do Campus Aparecida de Goiânia do IFG, informou que foi realizada Assembleia Local em 07/04 e as preocupações das(os) servidoras(es) são as mesmas apontadas pela Assembleia de Formosa. Elza Miranda, Diretora de Comunicação do Sintef-GO e servidora do Campus Anápolis do IFG e da Seção Sindical de Base Anápolis do Sintef-GO referendou em 11/04 o “estado de mobilização” aprovado em Assembleia Extraordinária do Sintef-GO e também a adesão à paralisação prevista para dia 28/04. Ações com a comunidade começarão a ser feitas de imediato, abordando os impactos do orçamento nos institutos. Marta Jane, do Campus Goiânia Oeste do IFG informou que ocorreu reunião no dia 08/04 como parte do “estado de mobilização” aprovado na última Assembleia Extraordinaria Geral do Sintef-GO. Dessa reunião, destacou-se como prioridade buscar maior envolvimento de estudantes nos debates, os quais devem ser iniciados pela discussão do orçamento, assim como em Anápolis. Ressaltou que se mantém o desafio de discutir a organização sindical do campus, inclusive se será uma Seção Sindical de Base do Sintef-GO ou uma Seção Sindical do SINASEFE Nacional; assunto que teve início antes de sua chegada ao campus, sem contudo ter ainda definição. Janaína complementou que Walmir foi convidado e esteve presente nessa reunião local e que uma presença da representação sindical nesse momento contribui para minimizar as dúvidas apresentadas pelas(os) servidoras(es) em relação ao que está sendo discutido local e nacionalmente. Terminados os informes das seções/câmpus, Walmir relembrou a necessidade de que haja a indicação dos nomes para formação da Comissão Estadual, tal qual foi acordado na última Assembleia Extraórdinária. Se dispuseram até o momento para sua formação: Marizângela (pela Seção Sindical Luziânia do SINASEFE); Luís Cláudio (pela Seção Sindical Formosa do SINASEFE), José Nerivaldo (pela Seção Sindical de Base Cidade de Goiás do Sintef-GO), Evaldo Gonçalves (pela Seção Sindical Jataí do SINASEFE), Elton John e Ricardo Takaiuki (pela Seção Sindical de Base Ceres do Sintef-GO), Marta Jane e Janaina (pelo Campus Goiânia Oeste do IFG), Suilei Giavara (pela Seção Sindical de Base Anápolis do Sintef-GO), Sônia Lobo (Diretora Administrativa e Financeira do Sintef-GO pelo Campus Goiânia do IFG), Roberto Rodrigues (pelo Campus Aparecida do IFG), Alex (pela Reitoria do IFG), com possível participação de Victor Hugo e/ou Gleina (pela Seção Sindical Urutaí do SINASEFE). Para organização inicial da Comissão, Luís Cláudio sugeriu a criação de um grupo no aplicativo whatsapp. Em seguida passou-se ao segundo ponto de pauta: Eleição de delegados(as) para 34º CONSINASEFE – Congresso Eleitoral. A pedido de Walmir, Evaldo apresentou à Assembleia as orientações gerais sobre os critérios para composição da chapa para participação no Congresso. O Sintef-GO, em razão do cálculo do número de delegados, realizado apenas junto aos filiados com desconto em folha, tem direito a levar 08 (oito) delegadas(os). Walmir informou que, com base em critérios como paridade de gênero – regimentalmente compreende a soma total de delegados entre titulares e suplentes, que eventualmente pode ter desequilíbrio entre titulares, mas jamais na soma geral em desfavor do número relativo de mulheres em relação ao de homens, mas que também admite maior número de mulheres em relação ao de homens –, representatividade de participação e construção da entidade e representatividade por campus, foram estabelecidos diálogos com diversos/as filiados/as acerca da importância de disponibilizarem os nomes para a atividade e reunião para fechar uma proposta de chapa unificada, inclusive com reunião realizada no dia anterior – 11/04, a partir das 18h. Também salientou que a proposta previa a realização de reunião no dia 10 de maio, dois dias anteriormente à realização das inscrições no início dos trabalhos do 34º CONSINASEFE, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de maio em Brasília, para eventual modificação dos nomes de titulares e suplentes em função de eventuais dificuldades de alguns/algumas e/ou criação de condições de participação. Em seguida, Sônia apresentou os seguintes nomes para chapa unificada para serem submetidos à plenária: Delegados titulares: Walmir Barbosa – RG 1.353.168-SSPGO; CPF 359.711.931-04; Sônia Aparecida Lobo – RG 1512356-SSPGO; CPF 370.373.231-87; Elton John da Silva Santiago – RG 200986800-DETRAN; CPF 103.958.947-27; José Nerivaldo Pimenta da Silva – RG 2383053-SSPGO; CPF 426.382.241-20; Larissa Leal Neves – RG 5364426-PCPA; CPF 993.381.492-34; Fátima Suely Ribeiro Cunha – RG 2043157-IGPSC; CPF 807.804.317-15; Paulo Miguel Moreira da Fonseca – RG 104243415-DICRJ; CPF 074.656.077-01; Mad’Ana Desiree Ribeiro de Castro – RG 1585498-SSPGO; CPF 409.210.421-91. Suplentes: Juliana Damando Vaz – RG 4282983-DGPCGO; CPF 005.405.321-85; Marta Jane da Silva – RG 3106173-DGPCGO; CPF 575.314.711-91; Regina Célia Magalhães Marinho Cavalcante – RG 1146450-SSPGO; CPF 276.776.211-04; Lourdes Bernadete Carvalhaes – RG 212636 2ª Via-PCGO; CPF 149.199.311-15; Fernando Augusto Messias – RG 4986865-DGPCGO; CPF 032.686.441-55; Elza Gabriela Godinho Miranda – RG 4003842-DGPCGO; CPF 969.040.541-15; Janaina Cristina de Jesus – RG 1774544 2ª Via-PCGO; CPF 469.883.001-04; Danyllo Di Giorgio Martins da Mota – RG 4296713-DGPCGO; CPF 002.153.661-90. Marta Jane indagou sobre o critério para substituição dos titulares, caso algum(a) não possa participar. Walmir reiterou que há pessoas que podem vir a ter problemas para participar e outras de ter melhores condições em relação às atuais para participar, mas que haverá reunião para diálogo entre os membros da chapa para definição final, conforme informe fala anterior, pois a exigência é a de que seja apresentado ao SINASEFE nacional o total de 08 (oito) delegadas(os) titulares e 08 (oito) suplentes que tenham sido aprovados em assembleia e em cuja composição esteja garantida a paridade de gênero. Marta Jane indagou sobre o fato de que há na chapa um número maior de mulheres suplentes do que titulares. Destacou que, embora pareça ser apenas um detalhe, é preciso ter atenção para que não se naturalize essa situação. Josué indagou acerca da necessidade de se pensar na garantia de representatividade também de outros grupos além de mulheres, a exemplo de negros, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, dentre outros. Evaldo destacou que o SINASEFE tem avançado na discussão dessas questões, mas que até o momento há apenas a exigência da paridade de gênero nos documentos da entidade. Às 11h46min, o Presidente da Assembleia colocou em votação a aprovação da nominata apresentada por Sônia e reiterou que houvesse posterior discussão da condição de titularidade e ou suplência antes do Congresso, sem que fosse aguardado o dia 10 de maio para tanto. A partir de orientação do Evaldo, compreendeu-se ser necessário encaminhar os nomes com a divisão apresentada inicialmente e não de modo agrupado. Posteriormente a discussão será feita entre as(os) delegados aprovados pela Assembleia. A nominata foi aprovada pelas(os) presentes na assembleia, conforme prints feitos da tela e a assinatura de presença encaminhada pelo chat. Como ponto de pauta resultante das discussões sobre o “estado de mobilização”, colocou-se em votação a adesão por parte do IFG e IF Goiano à mobilização, luta e paralisação prevista para o dia 28 de abril e como resultado tiveram 31 votos favoráveis, 01 contrário, nenhuma abstenção declarada, embora alguns filiados não tenham se manifestado no momento da votação. Dentre os encaminhamentos, reafirmou-se os nomes que comporão a Coordenação Estadual de Mobilização e ficou indicada próxima assembleia para o dia 04 de maio de 2022. Não havendo nada mais a tratar, Elton John, que presidia a assembleia, a deu por finalizada e sua ata foi lavrada por mim, Janaina Cristina de Jesus.

Baixe a ata em PDF: Ata Assembleia 12-04-2022