Assembleia aprova reajustes no plano da Unimed e alerta para como melhorar seu custo benefício

Reunidos na manhã desta quinta (12) no Auditório Demartin Bizerra (Câmpus Goiânia – IFG), os servidores do IFG e do IF Goiano decidiram pela aprovação do reajuste de 8% no valor do plano de saúde que foi definido após reuniões entre o Grupo Gestor do Plano Unimed e a cooperativa. Destaca-se que o Grupo conseguiu reduzir a margem de reajuste de 10,2% para 8%, que era a pedida inicial da cooperativa, e não haverá cobrança de retroativo nem aporte. Esse aumento e a nova tabela de valores das versões do plano serão lançados a partir do dia 1 de fevereiro de 2020.

O custeio do reajuste foi dividido da seguinte forma:
• Reajuste de 4% nas parcelas dos usuários do Plano Cooperativo Unimed;
• Cobertura de 4% do reajuste do Plano Cooperativo Unimed por meio do Fundo de Reserva do Plano Cooperativo Unimed.

Os servidores destacaram, em suas intervenções, que existe pouca margem de barganha dos sindicatos para com a cooperativa, uma vez que faltam planos concorrentes da magnitude e extensão de serviços que a Unimed oferece. Foi denunciado também que viceja uma corrupção sistêmica entre planos de saúde e médicos, que lesam o usuário e as associações classistas que são usualmente clientes dos planos coletivos.

Por fim, decidiu-se que caberá ao sindicato e ao Grupo Gestor desenvolverem campanhas de conscientização aos servidores para orientar como melhor utilizar o plano de saúde, de modo a ter maior custo benefício na sua utilização e manter o cuidado com a saúde. Como exemplos citados pelos presentes, está a realização de exames preventivos de rotina e cobrar que as consultas e exames que necessitem de mais de uma visita ao médico sejam feitas em menos de 21 dias, afim de evitar a cobrança por nova consulta.

Além disso, são oferecidos para associados à Unimed alguns serviços gratuitos, que podem ser consultados na íntegra no site da Unimed, como programas de apoio a pacientes crônicos, programas de reeducação alimentar, caminhadas e corridas supervisionadas, entre outros.