Sintef-GO e IFG realizam palestra sobre saúde psicológica na terceira idade

Na próxima terça-feira (22/10) ocorrerá a mesa com o tema “Saúde Psicológica na Terceira Idade”, comandada pela psicóloga e professora da UFG, Mona Bittar, na Cinemateca do Câmpus Goiânia do IFG, às 9h da manhã. A atividade é parte das ações promovidas pelo Projeto “De Volta ao IFG”, em parceria entre o sindicato e o Instituto.

De acordo com o secretário-geral do Sintef-GO, Walmir Barbosa, “a palestra visa proporcionar elementos de reflexão e orientações acerca da saúde psicológica das pessoas que se encontram na terceira idade, tendo em vista contar com a presença não só dos aposentados e aposentadas, mas também de servidores em vias de se aposentar, tanto do IFG como do IF Goiano, de seus familiares e da comunidade em geral”.

A ação integra o projeto “De Volta ao IFG”. Lançado oficialmente no dia 30 de agosto deste ano, é destinado a aproximar, integrar e socializar os servidores aposentados à vida da Instituição. Para isso, serão organizados viagens, exposições, debates e palestras, encontro de servidores aposentados, feiras para resgate de memórias e cursos de inclusão digital, comunicação, redação e educação financeira.

Palestrante

Mona Bittar possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1982), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2006). Foi professora na Universidade Católica de Goiás entre os anos de 1990 e 2010 e é docente da Faculdade de Educação da UFG desde 1995.

Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem, ministrando disciplinas de “Psicologia da Educação” e “Trabalho de Conclusão de Curso” no curso de Pedagogia. No curso de Psicologia da UFG, ministra disciplinas na área de Investigação e Métodos, Laboratórios de Atividades Integradas, Psicanálise e Cultura e Psicanálise: História e Introdução.

É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC) da Faculdade de Educação da UFG, na área de pesquisa “Subjetividade e Cultura”. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/UFG e vinculada à Linha de Pesquisa “Fundamentos dos processos educativos”.

Depressão na terceira idade

A saúde mental de idosos é um tema em geral pouco abordado. Afora doenças comumente associadas à faixa etária, como o Mal de Alzheimer e outros tipos de demência, a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013 pelo Ministério da Saúde, IBGE, Fiocruz e Ministério do Planejamento, constatou que indivíduos entre 60 e 64 anos eram o grupo etário que mais sofria com a depressão no país. Os idosos respondiam pela porcentagem de 11,1%, de um total de 11,2 milhões de brasileiros.

O psiquiatra gerontólogo Eduardo Nogueira, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento e Saúde Mental e do Núcleo Interdisciplinar de Estudo em Neuropsiquiatria do Envelhecimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), explica que a doença tem menos a ver com questões pessoais e subjetivas e mais com os problemas sociais e econômicos que vivemos.

“É possível que os nossos idosos estejam apresentando mais depressão devido a estressores psicossociais como pobreza, violência, desagregação familiar e baixo acesso a serviços de saúde. Envelhecer com menos estresse e cuidando da saúde é essencial”, ressalta o psiquiatra.

Além disso, a depressão na velhice pode ser subnotificada, uma vez que a tristeza nem sempre é o principal sintoma da doença, além do fato de que poucos idosos se dispõem a falar sobre seus sentimentos, aponta a epidemiologista Gabriela Arantes Wagner, professora-assistente do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

“Saúde Psicológica na Terceira Idade” – Convite da diretoria do Sintef-GO

Data: 22/10 (terça-feira)

Local: Cinemateca (Câmpus Goiânia – IFG)

Horário: 9h