Comunidade acadêmica das IFES dialoga sobre suas pesquisas e descobertas científicas com população

O “Dia de Educação e Ciência na Rua” começou logo às 8h da manhã e foi até a hora do almoço, dialogando com a população que circulava pelo centro de Goiânia a respeito dos impactos concretos que as pesquisas científicas realizadas pelas Instituições Federais de Educação em Goiás produzem.

Servidores e estudantes do IFG, IF Goiano e UFG estiveram na manhã de hoje na Avenida Goiás conversando com a imprensa, com transeuntes, expondo banners, cartazes e distribuindo panfletos com informações sobre os diferentes projetos de pesquisa, descobertas científicas e projetos tecnológicos de ponta que são desenvolvidos nos laboratórios e grupos de estudo e pesquisa das Instituições Federais de Educação em Goiás, e como eles impactam na vida dos trabalhadores.

Essa iniciativa é parte do “Dia de Educação e Ciência na Rua”, que integra as mobilizações da Greve Nacional da Educação de 48h (2 e 3 de outubro). O objetivo foi aproximar a sociedade do ambiente acadêmico, em um momento que o governo federal bloqueia verbas, corta bolsas de pesquisa e extensão e questiona, junto a parcelas da sociedade civil, a importância e validade das universidades e institutos públicos de educação.

A Greve de 48h será finalizada, amanhã, com uma nova Manifestação Nacional em Defesa da Educação e da Ciência, a quinta do ano, convocada pelos sindicatos de trabalhadores da educação federal (Sinasefe, Andes e Fasubra) e entidades estudantis nacionais (UNE e ANPG). A expectativa é de que ocorram atos em todas as capitais e nas cidades do interior com presença de câmpus de universidades e institutos.

As principais pautas são: pela retomada dos investimentos de custeio das IFES, descontingenciamento e aumento no valor das bolsas de pós-graduação, recontratação dos servidores terceirizados demitidos, defesa da liberdade de cátedra e expressão dentro das IFES, combate ao “Future-se” e luta pela autonomia institucional e contra a militarização e mercantilização da educação.

Em Goiânia, o ato sairá da Praça Universitária às 17h, em direção à Assembleia Legislativa (Alego), no Bosque dos Buritis. O Sintef-GO estará concentrado a partir das 16h, com suas faixas e banners, em frente à “Amarelinho Lanches“, na própria Praça, e convoca os servidores e estudantes a comparecerem e construírem, nos municípios do interior onde hajam campi do IFG e IF Goiano, mobilizações e atos políticos no esteio da Greve Nacional da Educação.