Servidores do IFG e IF Goiano aprovam adesão à greve de 48h

Votação foi realizada em assembleia geral nesta manhã, no Auditório Demartin Bizerra

Foi aprovada a participação do IFG e IF Goiano nas atividades de paralisação dos dias 2 e 3 de outubro (quarta e quinta-feira da semana que vem). A agenda com essas atividades foi construída coletivamente pelo Sintef-GO e os demais sindicatos, entidades estudantis e de movimentos sociais do Fórum Goiano.

No dia 2 será realizada a “Educação e Ciência na Rua”, em frente ao Grande Hotel, na Avenida Goiás, quando estudantes e trabalhadores da educação levarão projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nas instituições federais de ensino para a população. O objetivo é demonstrar para a sociedade um pouco da ciência, da tecnologia e das reflexões desenvolvidas dentro das universidades e institutos federais, e como impactam na vida concreta das pessoas. No dia 3, haverá uma nova manifestação nacional em defesa da educação e da ciência, com concentração na Praça Universitária, às 16h, e caminhada até a Assembleia Legislativa.

Além da aprovação da participação na paralisação, o secretário-geral do Sintef-GO, Walmir Barbosa, destacou a importância que as eleições para o Conselho Superior (Consup) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex) ganham na atual conjuntura, e conclamou os servidores a votarem em candidatos contrários ao “Future-se” e comprometidos com a defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. As eleições serão nos dias 22 e 23 de outubro.

Ficou definido também que será convocada uma nova assembleia para se realizar a tiragem de delgados para o 33º Congresso Nacional do Sinasefe, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de novembro, em Brasília. O evento é estatutário, e não terá eleições para a direção. Além dos debates políticos e conjunturais sobre o cenário da educação científica, profissional e tecnológica no país, o Congresso terá também como uma das pautas de discussão a central sindical a qual o Sinasefe deverá estar filiado. Hoje, o sindicato se vincula à CSP – Conlutas.