Em debate: Greve Nacional da Educação Federal e participação no Dia Nacional de Luta em Defesa da Amazônia

Walmir Barbosa – secretário-geral do Sintef-GO

As entidades nacionais de representação dos trabalhadores da educação e dos estudantes que integram as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) aprovaram a realização de uma Greve Nacional da Educação de 48 horas, nos dias 2 e 3 de outubro de 2019. Além disso, o Sintef-GO, assim como as demais seções sindicais do Sinasefe, centrais e movimentos sociais de todo o país, participarão das mobilizações internacionais em defesa do meio ambiente e contra o aquecimento global, nesta sexta-feria (20/9); a data está sendo convocada como “Greve Mundial do Clima – Dia Nacional de Luta em Defesa da Amazônia e do Cerrado”. Em Goiânia, o ato político ocorrerá no Parque Vaca Brava, a partir das 16h. Em cerca de 120 países, mais de dois mil protestos já estão confirmados.

A Greve Nacional da Educação tem como pauta primordial a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. A essa defesa se soma a luta contra: os cortes e contingenciamentos de recursos da Educação e da Ciência; o avanço da mercantilização da Educação, Ciência e Tecnologia; a desarticulação das carreiras dos docentes e dos técnico-administrativos; a progressiva perda de autonomia institucional; e a restrição crescente das comunidades das IFES de eleger seus representantes.

Esta greve também tem como pauta a luta contra a venda do patrimônio nacional na forma das privatizações dos Correios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e da Petrobrás, parte integrante do processo de aprofundamento da subordinação da sociedade brasileira aos interesses dos grandes capitais nacionais e internacionais.

O Sinasefe tem defendido que nas primeiras 24h da paralisação, isto é, no dia 2 (quarta-feira) de outubro, sejam priorizadas atividades de diálogos com a sociedade, dentro e fora das dependências dos campi e seus locais de trabalho, inclusive abrindo as nossas unidades de ensino para a sociedade conhecê-las. Nas 24h seguintes, qual seja no dia 3 (quinta-feira), deverão ser priorizadas, em unidade com outras entidades representativas dos servidores e dos estudantes, atividades, atos e manifestações nas cidades em que cada campus esteja situado.

A mobilização e politização da Greve Nacional da Educação de 48 horas, nos dias 2 e 3 de outubro, deverão ser apoiadas nas assembleias comunitárias realizadas nas dependências das instituições, tendo em vista discutir a situação financeira das IFES, bem como estabelecer iniciativas voltadas para a realização de atividades das universidades, Institutos Federais e Cefets nas praças e outros locais públicos com o objetivo de dialogar com a sociedade a respeito da realidade da educação e do país.

Greve Mundial do Clima

O Sinasefe e as demais entidades nacionais sindicais, populares e a União Nacional dos Estudantes (UNE) têm apontado a necessidade de que as entidades de base participem da chamada “Greve Mundial do Clima – Dia Nacional de luta em Defesa da Amazônia e da Educação, Ciência e Tecnologia”, que se realizará no dia 20 (sexta-feira) de setembro. Em Goiânia, o ato político da Greve Mundial do Clima ocorrerá no Parque Vaca Brava, a partir das 16h, com a realização de atividades culturais diversas. As entidades nacionais também têm apontado a necessidade do fortalecimento do “Dia em Defesa da Ciência e Tecnologia Pública”, com atividade de mobilização em Brasília, no dia 25 (quarta-feira) de setembro.

O Sintef-GO salienta a necessidade de que os servidores docentes e técnico-administrativos do IFG e do IF Goiano se mantenham mobilizados, com atenção às agendas nacional e regional de mobilização e luta. Também reafirma o compromisso da entidade com o debate e contraposição ao programa “Future-se”, concebido na perspectiva do conceito de “capitalismo acadêmico”, posto que materializa a destruição da autonomia institucional, a gestão das IFES por organizações sociais, a mercantilização da educação e o impulsionamento do empreendedorismo docente e estudantil.

O Sintef-GO convoca, por fim, os servidores a participarem da Assembleia Geral a ser realizada no Auditório Demartin Bizerra do Campus Goiânia do IFG, no dia 24 (terça-feira) de setembro, a partir das 10h30, para decidir acerca da adesão à Greve Nacional da Educação dos dias 2 e de outubro.

Sintef-GO,

Na Luta!