Parabéns, servidor aposentado!

Hoje, 24 de janeiro, é comemorado o Dia do Aposentado no Brasil. A data remonta à aprovação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que criou a base do sistema previdenciário brasileiro: a Caixa de Aposentadorias e Pensões dos empregados das empresas ferroviárias. Após a promulgação desta lei, outras empresas foram beneficiadas e seus empregados também passaram a ser segurados da Previdência Social.

96 anos depois, a previdência pública brasileira vem sendo duramente ameaçada pelo receituário neoliberal, que é aplicado desde o governo FHC, tendo diminuído de intensidade nos governos petistas, mas voltando com força e profundidade desde o golpe parlamentar de 2016, referendado agora com a eleição de Bolsonaro.

O Sintef-GO defende a previdência pública, entendendo-a como um importante mecanismo de distribuição de renda e um dos alicerces do sistema de seguridade social brasileiro. A defesa da previdência, muito mais que a reivindicação aos proventos justos para os trabalhadores que dedicaram toda uma vida ao trabalho e a construção e fortalecimento da nossa sociedade, é uma defesa pela manutenção e aprimoramento do tímido sistema de garantia de bem-estar social do Estado brasileiro, que precisa ser robustecido, e não dilapidado.

Estivemos na defesa da previdência contra as reformas implementadas por Fernando Henrique, em 98, e Lula, em 2003, bem como contra a criação do FUNPRESP, em 2013. Desde os primeiros ventos de que haveria um novo golpe na previdência pública, anunciado por Temer, em 2016, nos empenhamos na construção do Fórum Goiano contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, entidade que abarca representações de diversas categorias de trabalhadores do setor público, privado, movimento popular e estudantil. Fortalecer o Fórum, unir os trabalhadores e os movimentos sociais é a única maneira de barrar os ataques que virão, e o Sintef-GO estará na luta!