Sintef-GO participa de manifestação em defesa dos direitos trabalhistas

Entidade esteve presente com diversos outros sindicatos, lideranças religiosas e movimentos sociais do estado

Na manhã desta segunda-feira (26/11) foi realizado um ato na porta da sede do Ministério do Trabalho em Goiás, em protesto contra o anúncio do futuro presidente Jair Bolsonaro de que a pasta será extinta e incorporada à outra. Além disso, também entrou em pauta a defesa do SUS e o arquivamento da proposta de Reforma da Previdência.  A manifestação contou com adesão de diversas lideranças de sindicatos e movimentos sociais do estado, reunindo cerca de 100 pessoas. O Sintef-GO esteve presente por meio de seu secretário-geral, Walmir Barbosa (veja AQUI o vídeo de sua fala).

A manifestação se iniciou com concentração na porta da Agência de Atendimento do Ministério do Trabalho em Goiás, na Praça Cívica, desde as 9 horas, onde os manifestantes e servidores do órgão fizeram falas e, por fim, deram as mãos montando um cordão humano simbólico em torno da porta principal, em sinal de resistência. Depois, ocorreu uma caminhada até a porta da sede do INSS, na Avenida Goiás, onde o ato se encerrou.

Além da categoria dos servidores dos institutos federais em Goiás, destacou-se a presença de lideranças dos técnico-administrativos em educação da UFG, dos trabalhadores da saúde da rede pública, dos servidores do Ministério do Trabalho, dos trabalhadores da previdência, lideranças religiosas, representantes da UNE e da União Estadual dos Estudantes (UEE-GO), camponeses do MST entre outros.

Frente pela Democracia

O ato de ontem foi a primeira ação de rua da recém-criada Frente pela Democracia, de caráter amplo e antifascista, cuja primeira plenária ocorreu no dia 12 deste mês, reunindo mais de 70 pessoas na sede do Sint-Ifesgo (sindicato dos servidores técnico-administrativos da rede federal de educação em Goiás). A frente reúne diversos partidos do campo progressista, sindicatos, lideranças religiosas, movimento estudantil, movimentos sociais de luta por terra e moradia etc.