Sintef-GO lança nova marca e apresenta novo site do sindicato

Na manhã de hoje, 19 de maio, servidores da reitoria e dos câmpus Goiânia e Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) conheceram a nova marca do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Tecnológicas Federais – Goiás (Sintef-GO), além de conferir detalhes sobre o novo site da entidade. Na pauta da Assembleia Geral Ordinária, também foi realizada a prestação de contas e uma breve análise de conjuntura sobre o cenário político do Brasil.

Nova marca

O lançamento da nova começou ainda na primeira chamada, às 9h, com um café da manhã. Recepcionados pelo presidente do Sintef-GO, Roberto Carlos Veloso, os convidados tiveram um momento de confraternização na Sala de Servidores do Câmpus Goiânia. Em seguida, já em assembleia no Miniauditório Demartin Bizerra, os detalhes sobre a concepção da nova marca foram apresentados pelo assessor de comunicação Charles Alves.

Charles explicou que a nova marca do Sintef-GO mantém o princípio básico de proteção dos direitos dos trabalhadores, expressando duas palavras-chave: defesa e proteção. “O trabalhador é representado pelo círculo vermelho, sendo protegido por duas mãos verdes, que simulam um ‘S’ (Sindicato) em seu início e fim. O formato também lembra mãos robóticas, remetendo ao conceito de tecnologia. Enquanto a cor vermelha expressa energia, a verde revela harmonia e integração, elementos essenciais para lutar em defesa dos direitos coletivos”, destacou.

A inspiração para marca veio do logotipo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF), que conta com um círculo vermelho e um “F” com quadrados verdes. Na concepção, o vermelho expressa a figura humana e seu pensamento como ideia central e objeto de educação, formação e capacitação. Já os quadros verdes estão organizados e se encaixam como uma rede.

Novo site

Os servidores também puderam conferir um pouco sobre as funcionalidades do novo site do Sintef-GO, que deverá entrar no ar daqui 15 dias. Durante a prévia, foi realizada uma navegação evidenciando as principais páginas, que estarão distribuídas nos seguintes menus: Página Inicial; O Sindicato (Institucional, Linha do Tempo e Diretoria); Administração (Prestação de Contas, Patrimônio, Coordenações do Sindicato e Planejamento Anual); Documentos (Estatuto, Minutas, Tabelas Salariais, Convocatórias, Ficha de Filiação, Processos Jurídicos, Resoluções e Requerimentos); Convênios; Notícias (Gerais e Jurídicas); Mídias (Fotos e Vídeos); e Fale Conosco (Contato e Atualização Cadastral).

Prevista no Planejamento Anual de 2016, a nova página do Sintef-GO será um mecanismo de transparência e de mobilização sindical. O site visa melhorar a comunicação com a comunidade, especialmente com os filiados. Por isso, o layout foi pensado para uma navegação simples, clara e segura. Outro ponto importante é o resgate da memória do Sintef-GO, que ganhará uma linha do tempo, apresentando as lutas desde 1977, quando foi fundada a Associação dos Professores da Escola Técnica Federal de Goiás, passando pela transformação em sindicato (1993), até os dias atuais.

Prestação de contas

As contas do Sintef-GO foram apresentadas pelo presidente Roberto Veloso e pela diretora de administração Regina Célia Marinho. Na oportunidade, os servidores puderam conhecer a realidade patrimonial do sindicato, bem como questionar despesas realizadas. Entre os questionamentos, os servidores solicitaram maior publicidade sobre os resultados efetivos das ações financiadas pelo sindicato, tais como viagens para congressos e eventos sociais. Algumas sugestões foram feitas para aprimorar procedimentos e a prestação de contas foi aprovada pela assembleia.

Análise de conjuntura e encaminhamento

O vice-presidente docente Flávio Miranda trouxe informações sobre a 142ª Plenária Nacional do Sinasefe, ocorrida entre 29 de abril e 1º de maio, em São Paulo. Flávio destacou o cenário de alerta sobre o governo provisório de Michel Temer e os perigos com as chamadas medidas provisórias, dentre elas as que mexem nos direitos trabalhistas e previdenciários. As situações de vulnerabilidade, tensão e legitimidade do governo Temer também foram discutidas pelos professores: Walmir Barbosa, Mad’Ana Desirée e Antônio Roberto.

Como encaminhamento, ficou aprovado que o Sintef-GO enviará até 8 representantes para participarem do II Encontro Nacional de Educação, que vai ocorrer entre os dias 16 e 18 de junho, no Instituto Federal de Brasília (IFB) e Universidade de Brasília (UnB). Com o tema “Por um Projeto Classista e Democrático de Educação” o evento terá os seguintes eixos temáticos: Gestão; Financiamento; Formação e Trabalho Docente; Avaliação; Acesso e Permanência; Gênero, Sexualidade e Questões Étnico-Raciais. A intenção é que haja pelo menos um representante do Sintef-GO participando de cada um dos eixos e que eles elaborem um relatório para ser distribuído entre os servidores do IFG e IF Goiano. Os servidores interessados em participar da ação podem entrar em contato com o professor Walmir Barbosa, que está organizando o grupo.

Veja as fotos desse dia em nosso facebook/sintefgo