Sintef-GO tem diretoria renovada para gestão 2018/2021

Na manhã desta quinta-feira, 1º de março, a chapa “Rede de Lutas: Unidade na Diversidade” foi empossada para comandar as ações do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás (Sintef-GO). Tendo como presidente o professor Marcelo Lira, a nova Diretoria Executiva vai defender os direitos dos servidores filiados ao sindicato nos próximos três anos. O Conselho Fiscal da entidade também foi renovado.

Durante a cerimônia de posse, ocorrida no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, o novo presidente destacou os desafios que serão enfrentados por essa nova gestão. “Nós estamos diante de um momento muito delicado. No âmbito nacional, nós estamos num processo progressivo e sistemático de destruição de diversos direitos sociais e da própria estruturação daquilo que nós entendemos como serviço público no país – o que nos afeta diretamente. No ponto de vista interno, nós estamos discutindo, no momento, o congresso institucional, em que algumas medidas começam a se delinear com muita clareza, alterando o entendimento de instituição que até então nós tínhamos, de uma instituição pública e gratuita. Isso já começa a ser revestido nos próprios debates que estamos travando”, advertiu Marcelo.

Ao abordar os desafios sobre as relações de trabalho e a garantia de existência das instituições, Marcelo Lira também lembrou o papel de intervenção do Sintef-GO. “Nós temos um potencial grande de intervenção do Sintef-GO, que vem ocupando um espaço importante, não somente no âmbito da rede federal, mas também no estado e na cidade de Goiânia, em defesa do serviço público e gratuito. Temos o desafio de unificar, minimamente, uma política de intervenção dos Institutos Federais, aproximando o IFG e o IF Goiano, que é um trabalho que ainda não foi feito, mas que vem sendo construído e isso passa objetivamente pela estadualização do sindicato. Temos possibilidade de intervenção e crescimento, tanto na luta interna quanto na luta externa”, destacou.

Ao encerrar o momento da posse, o ex-presidente Roberto Carlos Veloso aproveitou a oportunidade para ressaltar alguns pontos da sua gestão e agradecer aos servidores e sua equipe. “Nesses anos que nós estivemos à frente do sindicato, nós podemos contar com muitas pessoas que estiveram apoiando. Então eu gostaria de agradecer imensamente a essa equipe que nós ajudou a dar uma guinada na entidade. No primeiro mandato (2013), nós recebemos um sindicato em condições lastimáveis, financeiramente e de organização administrativa. Então, na primeira gestão, fizemos um trabalho de organização sindical, contando com pessoas empenhadas para que o sindicato não caísse em uma condição de obscuridade. Pensando nisso, vamos chamar uma assembleia geral extraordinária de prestação de contas, aproveitando também para evidenciar as ações que conseguimos implementar e o plano anual que foi cumprido”, afirmou Roberto.

Juntamente com o presidente Marcelo Lira, foram empossados: Fernando Augusto Messias (vice-presidente), Walmir Barbosa (secretário Geral), Regina Célia Magalhães Marinho Cavalcante (diretora Administrativa e Financeira), Juliana Damando Vaz (diretora de Assuntos dos Técnico-Administrativos), Danyllo Di Giorgio Martins da Mota (diretor de Assuntos dos Docentes), Lourdes Bernadete Carvalhães (diretora de Assuntos dos Aposentados e Pensionistas), Paulo Miguel Moreira da Fonseca (diretor de Comunicação Social e Imprensa) e os suplentes da diretoria executiva: Sônia Aparecida Lobo,  Vanderlí Alves do Prado e Larissa Leal Neves. São conselheiros fiscais empossados: Marilene dos Santos e Jefferson Silva do Rego.

Veja mais fotos da posse em nossa página do facebook.