Trabalhadores tomam as ruas contra destruição da previdência pública

Manifestação nacional ocorreu em diversas cidades nesta segunda-feira (19)

Centenas de trabalhadores e trabalhadores saíram às ruas do Centro de Goiânia na última segunda-feira (19/2) em protesto contra a PEC 287, que (contra)reforma o sistema de seguridade social brasileiro. O Sintef-GO esteve presente, assim como representantes dos servidores da saúde, da educação universitária federal, operários eletricitários, peritos agrários e movimentos sociais de luta por terra e moradia, como MST e MTST.

O professor Walmir Barbosa, secretário-geral do Sintef-GO (integrante da chapa eleita para o triênio 2018/2021), em fala realizada na manifestação, afirmou a necessidade de se construir uma frente ampla dos trabalhadores, com participação do movimento popular e sindical, como a principal estratégia para enfrentar o golpe em curso, que se aprofunda em novas etapas e avança na retirada de direitos básicos da classe trabalhadora.

“Se não construirmos essa frente ampla junto às periferias, aos morros, sem um movimento social capaz de articular direção, base organizada e ações de massas, nós não poderemos consolidar as lutas de resistência da classe trabalhadora nem conquistar a iniciativa política, fundamentais para as transformações estruturais da sociedade brasileira. É importante também ter como perspectiva a articulação das lutas históricas da classe trabalhadora, sejam as econômico-corporativas, sejam as reivindicativas de representação política nos limites da democracia liberal burguesa, às lutas de construção do poder popular, na defesa de uma plataforma anticapitalista e socialista”, declara Walmir.

O dia 19 de fevereiro foi data, em várias cidades do Brasil, de manifestações, paralisações e greves contra a reforma da previdência. Inicialmente, as centrais sindicais puxaram a data como dia de greve geral, mas, diante da dificuldade do governo federal de conseguir a quantidade de votos necessários para aprovar a matéria, a segunda-feira foi mantida apenas como dia de luta e mobilização, e não de greve geral. Diante da intervenção federal no Rio de Janeiro, o presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB), suspendeu de tramitação todas as propostas de alteração na Constituição, entre elas a PEC 287.

Veja mais fotos da manifestação em nossa página do facebook.

Deixe um comentário