Tem início o VII CONSINTEF-GO, com tema “Educação e Trabalho”

10 de novembro de 2017 – Tem início o VII CONSINTEF-GO, com tema “Educação e Trabalho”. O evento iniciou com a palestra “Radicalização neoliberal e o futuro dos Institutos Federais”, proferida pelo professor Gabriel Magalhães, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). No campo da Educação, a preocupação é de que a precarização das condições de trabalho e da redução na remuneração dos trabalhadores ponha em risco o desenvolvimento do tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”. Outro aspecto é a falta de recursos para garantir a qualidade dos serviços ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que vivenciou seu ápice nos últimos anos, mas que vem sofrendo ataques com cortes de verbas e autonomia. Após três dias de trabalho, os servidores aprovaram as ações que deverão ser desenvolvidas nos próximos anos, visando unir a classe trabalhadora, especialmente dos institutos federais no estado de Goiás, garantindo os direitos trabalhistas e colaborando para o desenvolvimento de uma educação pública, gratuita, democrática e inclusiva. Os delegados também aprovaram uma retificação no nome da entidade, que passou de “Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Tecnológicas Federais – Goiás” para Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás (Sintef-GO).

Voltar para a linha do tempo