INFORME SOBRE A CONTINUIDADE DA COBERTURA DO IPASGO PARA SERVIDORES DA UNIÃO

Após um longo período de silêncio do Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, acerca da crise envolvendo o Ipasgo Saúde e os usuários servidores públicos federais (e seus dependentes e agregados), o Governador e o presidente do Ipasgo, Vinícius Luz, anunciaram no último dia 16 (segunda-feira) de setembro, que os cerca de 10 mil desses usuários, que seriam excluídos dos serviços de saúde oferecidos pela entidade, permanecerão cobertos.

Também anunciaram que até o final desse mês de setembro de 2024 serão criadas novas regras para o Ipasgo Saúde, que serão por sua vez apresentadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de modo a preservar esses usuários no Ipasgo.

Porém, até o momento nenhum documento relativo às tratativas entre o Ipasgo e a ANS antes ou depois do anúncio do Governador, veio a público, o que nos impede de ter clareza sobre os termos do acordo firmado e suas implicações jurídicas e sociais. Por outro lado, são preocupantes as falas do Presidente do Ipasgo que recorrentemente aponta para os déficits no Instituto – que surgiram no curto período em que o Ipasgo está sendo administrado pelo Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde criado com a privatização do órgão –, o que nos leva a crer que reajustes da tabela deverão ser implementados.

Em que pese esta vitória dos usuários do Ipasgo, em especial dos servidores federais, é importante que esses usuários e as direções de instituições federais e de entidades sindicais permaneçam mobilizados, com vista à manutenção da cobertura e a preservação de custos condizentes com a realidade salarial dos usuários em geral. Não menos importante, é fundamental a transparência e auditagem contínua da gestão dos recursos do Ipasgo Saúde, com vista à probidade e equilíbrio financeiro da instituição.

O Sintef-GO e sua Assessoria Jurídica permanecem acompanhando atentamente o processo que envolve o Ipasgo Saúde, com vista a defesa dos servidores docentes e administrativos do IFG e do IF Goiano que usufruem dos serviços deste Instituto.

Sintef-GO,

Na Luta!

Deixe um comentário