PELA CONSTRUÇÃO DA FRENTE EM DEFESA DAS IPES DE GOIÁS

O Sintef-GO participou, na última quarta-feira (03/03/2021), de reunião com vista à construção de uma frente em defesa das instituições públicas de ensino superior (IPES) de Goiás, com a participação de reitores, bem como de entidades sindicais e estudantis. Efetivamente, trata-se da defesa das Universidades Federais de Goiás (UFG), Catalão (UFCAT) e Jataí (UFJ), dos Institutos Federais de Goiás (IFG) e Goiano (IF Goiano) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Os ataques que as IPES estão sofrendo se desdobram em diversas direções, mas podemos destacar: i. Ataques à autonomia institucional; ii. Cortes brutais nas verbas destinadas à manutenção e investimento; iii. Restrição dos recursos voltados para a manutenção de bolsas estudantis; iv. Interdição de processos democráticos de escolha dos seus dirigentes; v. Intimidação quanto ao exercício de pensamento crítico nas IPES e; vi. Intensificação do trabalho e contenção salarial dos seus servidores.

A construção de frentes de defesa das IPES está em curso nos mais diversos estados do país. Dentre as pautas gerais, que unificam as representações e orientam as frentes, pode-se destacar a defesa da autonomia institucional, a garantia dos recursos econômicos necessários e a preservação dos processos democráticos nas IPES. Mais imediatamente, é urgente que as entidades e gestores das IPES envolvidos com a construção da frente em defesa das IPES estejam integralmente envolvidos na defesa das bolsas estudantis e da vacinação gratuita de todos/as pelo SUS.

O Sintef-GO, articulando a luta sindical e a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade, conclama aos/às filiados/as, aos/às trabalhadores/as do IFG e IF Goiano e à comunidade em geral, que se engajem no processo de defesa das IPES, na construção da referida frente e nas consequentes atividades, lutas e mobilizações que serão construídas.

Sintef-GO,

Na Luta!  

Deixe um comentário