Centenas de trabalhadores participam de 1º de maio em Goiânia

Cerca de 400 pessoas, diversos movimentos sociais e sindicais participaram, no último dia 1º de maio, da tradicional comemoração do Dia do Trabalhador em Goiânia. A manifestação contou com apresentações culturais, shows, falas e rodas de conversa com temas sobre feminismo e o avanço da direita e do conservadorismo. O Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás (Sintef-GO) esteve presente representando os servidores do IFG (Instituto Federal de Goiás) e do IF Goiano (Instituto Federal Goiano).

Prof. Marcelo Lira
Prof. Marcelo Lira

Em pronunciamento, o presidente do Sintef-GO, professor Marcelo Lira, ressaltou o papel do sindicato na construção do ato, que foi marcado pela unidade dos movimentos sociais, estudantis e sindicais. “O Sintef-GO desde o princípio se propôs a construir e, ao mesmo tempo, aglutinar as forças político-sociais do estado de Goiás e da cidade de Goiânia, de alguma maneira reverberando a pluralidade dos movimentos, dos partidos, dos sindicatos que estão na luta contra o Estado de Exceção, que está em curso no Brasil, e que vem atacando de maneira dura, de maneira drástica os direitos dos trabalhadores”, ressaltou.

Prof. Walmir Barbosa
Prof. Walmir Barbosa

Também presente no evento, o secretário geral da entidade, Walmir Barbosa, explicou que o ato é um dia simbólico de luta e resistência para a classe trabalhadora, sobretudo na conjuntura de acirramento atual, com aumento da perseguição política a lideranças populares e aprofundamento do golpe. “É extremamente importante estarmos aqui hoje construindo um ato como esse. Um movimento em defesa dos direitos sociais e trabalhistas como princípio, a defesa das liberdades democráticas, e, sobretudo também a defesa da representação política dos trabalhadores”.

Confira as fotos do Dia do Trabalhador, acessando nosso álbum de 2018.

Deixe um comentário