No decorrer da última semana você acompanhou por aqui nossas divulgações de artistas, filmes e podcasters mulheres que se destacam em lutas sociais, especialmente na luta pelo fim das desigualdades entre homens e mulheres.
Confira aqui as indicações, caso você tenha perdido alguma:
Filmes
Sementes: Mulheres pretas no poder
Filme lançado em 2020, apresenta a trajetória de seis candidatas negras às eleições de 2018 para levar adiante o legado deixado por Marielle Franco. Se propõe a acompanhar de forma poética as narrativas durante as campanhas políticas de Mônica Francisco (eleita deputada estadual no Rio de Janeiro em 2018), Rose Cipriano (candidata a vereadora de Duque de Caxias nas eleições de 2020), Renata Souza (eleita deputada estadual no Rio de Janeiro em 2018), Jaqueline de Jesus (candidata nas eleições de 2018), Tainá de Paula (eleita vereadora no Rio de Janeiro nas eleições de 2020) e Talíria Petrone (eleita deputada federal em 2018).
Direção: Ethel Oliveira e Julia Mariano
Duração: 100min
País: Brasil
Saiba mais em: https://embaubafilmes.com.br/distribuicao/sementes/
Libertem Angela Davis
O filme conta a história de Angela Davis e sua trajetória desde sua juventude até ser uma das pessoas mais procuradas pelo FBI. Foi acusada de conspiração e sequestro em razão de sua militância junto ao movimento dos Panteras Negras. Relata sua fuga, como foi capturada, os desafios do cárcere, e os desafios do seu julgamento, um dos maiores e de maior repercussão na história dos Estados Unidos. Pesquisadora, intelectual e militante brilhante, Davis é atualmente uma das maiores referências do movimento feminista contemporâneo. Um dos pontos altos do filme é mostrar como o feminismo, a luta anticapitalista e antirracista permeiam sua trajetória teórico-filosófica como também sua própria história de vida.
Direção: Shola Lynch
Duração: 97 min
País: Estados Unidos
Disponível para aluguel no YouTube e Google filmes.
Frida
Frida Kahlo foi uma mulher incrível e é sem dúvida um dos principais nomes da história da arte mundial. O filme é baseado em sua biografia e narra a vida da artista desde a infância até sua morte. Narra não somente as dificuldades que teve em relação à sua saúde, mas também diversas aventuras amorosas desde seu companheiro Diego Rivera até seu caso instigante com Leon Trótski.
Direção: Julie Taymor
Duração: 120 min
País: Estados Unidos, Canadá e México
Disponível para aluguel na Netflix e Telecine.
Música
Carioca da gema – Elza Soares
Começamos a divulgação de músicas da nossa semana da mulher com uma das vozes mais marcantes do Brasil: Elza Soares. Deixamos aqui como sugestão o álbum Carioca da Gema, relançado em janeiro deste ano. O álbum já está disponível em todas as plataformas de streaming.
Elza Soares foi eleita pela BBC, em 1999, a cantora brasileira do século. Apesar do reconhecimento pela produção do século passado, a cantora entregou nas primeiras duas décadas do século XXI uma produção intensa e de altíssima qualidade, lançando novas músicas, revisitando sucessos antigos e, acima de tudo, somando sua potente voz no combate à violência contra a mulher. Quase todo o trabalho da cantora está disponibilizado gratuitamente em seu canal no YouTube.
Live de 56 anos de carreira – Maria Bethania
Maria Bethânia tem uma grande história na música nacional, tendo interpretado grandes sucessos que marcaram gerações. Conhecida como “abelha rainha da música brasileira”, ela fez sua primeira live no dia 13 de fevereiro. Na ocasião, ela revive sucessos e compartilha seus sentimentos a respeito da conjuntura do Brasil.
A live está disponível na Globo Play para ser assistida gratuitamente.
Selvática – Karina Buhr
Selvática, álbum de Karina Buhr, de 2015, é um daqueles discos cuja sonoridade só poderia ter nascido em um país com a diversidade cultural do Brasil. Com uma mistura de rock e maracatu, o sotaque pernambucano e letras fortes, feministas, o álbum é como um retrato musical da cantora, que também é atriz, poetisa e percussionista.
Selvática está disponível no YouTube e Spotify.
Podcasts
Olhares
O podcast é uma das novas possibilidades de comunicação que mais crescem no país. Trata-se da fusão de características do rádio e dos blogs. Tem para todos os gostos, em diversos formatos e variadas durações. Assim, como não poderia deixar de ser, há inúmeros podcasts que têm um caráter de formação. Nossa primeira divulgação deste formato é o Olhares, um podcast sobre mulheres, feito por mulheres, mas não só para mulheres. A apresentadora Aline Hack tem como objetivo trazer novas visões sobre as mulheres.
Olhares está disponível nas plataformas de streaming e tem um site com textos para quem quer maior profundidade de conteúdo.
Grifapodcast
O Grifa é um podcast que funciona como um clube de leituras online. As autoras escolhem algum livro da literatura feminista e debatem o material a cada quinze dias. São debates maduros, com posicionamento anticapitalista declarado desde o início.
Grifapodcast está disponível nas plataformas de streaming e está presente nas redes sociais.
Feminismo e Marxismo
O Feminismo e Marxismo é um podcast tocado por feministas marxistas, numa parceria entre o portal de notícias Esquerda Diário e o grupo de mulheres Pão e Rosas. Este é um programa que parte do feminismo marxista para uma formação política mais ampla.
Feminismo e Marxismo está disponível nas plataformas de streaming.