NOTA POLÍTICA: 1º de fevereiro: Dia Nacional de Luta pela vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) aprovou em seu último encontro o “Dia Nacional de luta pela vacina para todos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações” a ser realizado no dia 1º de fevereiro.
As questões a serem defendidas nesse dia de luta dizem respeito ao direito a vida – inalienável a todos os seres humanos e hoje materializado no direito a vacinação contra a Covid-19 – e, ao acesso ao serviço público gratuito e de qualidade para todos os cidadãos que se encontra ameaçado pelas privatizações e pela Reforma Administrativa. Diz respeito ainda a preservação dos direitos dos trabalhadores do serviço público federal, estadual e municipal, sem os quais o acesso da população a saúde, educação, segurança e preservação da natureza, não seria possível.
A vacinação para todos é a única medida capaz de impedir que ocorram novas centenas de milhares de mortes por Covid-19. Lutaremos nesse dia para que o direito à vida esteja acima do lucro e do rentismo. É necessário reagir contra a protelação do acesso à vacinação, a redução de unidades de vacina adquiridas, de venda de seringas estocadas e redução das compras de outras, a ausência de reposição de insumos básicos, como o caso do oxigênio no Amazonas, e de desarticulação premeditada da estrutura de logística necessária para o desenvolvimento da vacinação. Ações cujo objetivo é gerar superávit fiscal primário para pagar juros da dívida pública, para enriquecer banqueiros, milionários, grandes empresas e alta classe média rentista. Esta é a lógica subjacente à aparente incompetência, desmando e falta de sensibilidade do atual Governo Federal e Ministério da Saúde.
Também é imprescindível nos posicionarmos fortemente contra a Reforma Administrativa, cujo objetivo é desmantelar o já subfinanciado e cambaleante serviço público, bem como enfraquecer e destruir a profissionalização e estabilidade dos servidores públicos. O objetivo a longo prazo por detrás desta “reforma” é reduzir a estrutura do serviço público, precarizar serviços (e servidores públicos) e transformá-lo em cabide de emprego de cabos eleitorais de governos de plantão. Embora o ataque contra o serviço público e seus servidores esteja recrudescendo, também há a evidência de que a população está tomando consciência do quanto os serviços e servidores públicos são fundamentais, o que pode ser uma base de apoio da luta contra a Reforma Administrativa. Por isso, lutaremos nesse dia pelo fortalecimento do serviço público, pela manutenção dos direitos trabalhistas dos servidores públicos e pelo direito constitucional da população ao acesso a esses serviços.
Por fim, lutaremos nesse dia contra as privatizações de empresas e companhias públicas, bem como de serviços prestados pelo Estado que são transferidos para a iniciativa privada e acessíveis somente a quem pode pagar por eles. A luta contra as privatizações é também a luta pela reestatização destas empresas/companhias e serviços públicos!
O Sintef-GO conclama aos filiados e aos demais servidores docentes e técnico-administrativos do IFG e do IF Goiano que se integrem no dia nacional de luta aprovado pelo SINASEFE e pelas entidades nacionais que integram o FONASEFE – Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais. É de fundamental importância que venhamos a promover nos campus do IFG e do IF Goiano e em redes sociais atividades, circulação de informações e análises críticas acerca da atual conjuntura da sociedade brasileira, em particular acerca destes temas, tendo em vista a luta e acumulação de forças políticas e organizativas para derrotar o projeto genocida e antipopular do atual governo.

Sintef-GO,
Na Luta!

Deixe um comentário