COMUNICADO AOS SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFG

Comunicamos aos servidores do IFG que no dia 24 de novembro o Sintef-GO encaminhou a PRODI/IFG o ofício n° 035/2020 solicitando esclarecimentos quanto a aplicação de um questionário a ser respondido pelos servidores da Instituição. O objetivo apontado era o mapeamento da real situação de técnicos administrativos e docentes, efetivos e substitutos, para um possível atendimento às demandas da instituição por atividades presenciais. Ao mesmo tempo o questionário era acompanhado da obrigatoriedade do preenchimento de uma autodeclaração quanto a condição do servidor para retorno ou não ao trabalho presencial no contexto da pandemia. No referido ofício manifestamos a nossa preocupação quanto à possibilidade do uso do questionário e da autodeclaração como objetos de coação para um possível retorno às atividades presenciais. Concomitante a essa ação, enviamos comunicado aos servidores para que não preenchessem o questionário até que a PRODI/IFG se manifestasse.

No dia 27 de novembro a PRODI/IFG se manifestou através do Ofício 146/2020 – REI-PRODI/REITORIA/IFG (em anexo). Nele a Pró-Reitoria elenca diversas razões institucionais que justificam o preenchimento do questionário. Ao mesmo tempo afirma que: “Por fim, insta afirmar que, em nenhuma medida, a Administração do IFG utiliza ou utilizará deste questionário das autodeclarações como forma de coação aos servidores para o retorno presencial e nem desconsidera ou desconsiderará as orientações sanitárias e de atendimento de saúde pública oriundas dos organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais”.

Neste contexto, consideramos a manifestação da Pró-reitoria como um compromisso político/público com os servidores do IFG e orientamos os servidores ao preenchimento do referido questionário. Ao mesmo tempo, comunicamos que nos manteremos atentos aos futuros desdobramentos de sua aplicação.

 

SINTEF-GO

Na Luta

Confira o Ofício 146/2020 – REI-PRODI/REITORIA/IFG:

OFÍCIO-146_2020-REI-PRODI_REITORIA_IFG

Deixe um comentário