Artigo: Políticas para educação sob o Governo Bolsonaro e seus impactos sobre a formação de professores

Resumo: O Governo Bolsonaro, apesar de aparentemente caótico e inepto, tem tomado uma série de iniciativas no campo da educação e da formação de professores desde o início do seu mandato. Em grande medida tais iniciativas não se constituem em uma novidade absoluta no que tange as políticas educacionais no período recente da República, mas guarda suas singularidades. De modo geral, compõe o leque das políticas neoliberais para educação centrada nos ideais de meritocracia/empreendedorismo e individualismo, ao mesmo tempo que busca a privatização e mercantilização da educação em uma perspectiva de acumulação de capitais em escala mundial. Agudiza essas propostas ao mesmo tempo que flerta com teorias anticientificistas, desmonta os aparatos de pesquisa no Brasil e tenta a todo custo precarizar as IFES e atacar sua autonomia. O artigo visa compreender de forma crítica essas políticas e sua articulação com o pensamento neoliberal com foco em seus impactos na formação de professores. Para tanto procura analisar projetos em curso como: o Programa Nacional das Escolas Cívico militares; A Resolução CNE 002/2019 para formação de professores; O polêmico projeto Future-se – que possuía quatro versões – e foi enviado ao Congresso como PL 3076/2020 com novas alterações; e, o projeto Novos Caminhos para o Ensino Médio.

Autora: Sônia A. Lobo
Revisão: Walmir Barbosa

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