No início da semana passada o Ministério da Saúde mudou seu posicionamento sobre o uso de máscaras. Agora a orientação da pasta é que todos usem máscaras de pano ao sair de casa.
A medida veio após a comparação dos números de infecção de países que não têm o hábito de usar máscaras e que orientaram cidadãos a não usarem as máscaras cirúrgicas, para que não houvesse falta de EPIs para profissionais da saúde, e países que já as usavam e continuaram usando.
Agora, o MS não só recomenda o uso de máscaras, mas também a fabricação das mesmas. Entretanto, segue a orientação de que as máscaras hospitalares sejam usadas apenas pelos profissionais e pessoas já infectadas.
Já no início desta semana foi a vez do governador Ronaldo Caiado informar que estuda flexibilizar as medidas de isolamento social a partir do dia 20 de abril, impondo, em contrapartida, o uso universal de máscaras.
Organização Mundial da Saúde
A Organização Mundial da Saúde foi outra organização que se pronunciou sobre o uso de máscaras. Para a OMS é fundamental o uso correto de máscaras, pois os estudos, até o momento, informam que há transmissões de transmissão do vírus são por pessoas infectadas que não apresentam sintomas, no entando a organização reforça a falta de estudos a respeito das máscaras não hospitalares e orienta os países que sugerirem seu uso a incentivar pesquisas a respeito.
No entanto a organização internacional ressalta que esta medida é apenas mais uma no combate à pandemia de Covid-19 e que as medidas mais eficazes, como distanciamento social e a higienização frequente das mãos, não devem ser deixadas.Pelo contrário, o distanciamento social e a higienização adequada das mãos continuam sendo os melhores e mais efetivos métodos para a prevenção da doença.
Um artigo foi publicado pela OMS em 6 de abril (em inglês) sobre o uso adequado das máscaras. O Sintef-GO traduziu e disponibiliza para você no final desta reportagem.
Quem precisa usar máscaras?
A partir de agora a orientação é que todos usem máscaras.
As máscaras hospitalares continuam sendo de uso preferencial dos profissionais de saúde e pessoas já infectadas. Isso porque não há no mercado máscaras suficientes para o uso de todos, o que faz com que o uso dessas máscaras, que são descartáveis, por pessoas sem sintomas seja considerado um desperdício de um equipamento que poderia estar salvando vidas.
As máscaras caseiras são a opção ideal para você que precisa sair. Na internet há diversos tutoriais de como fabricar sua máscara, mas se você quiser comprar temos uma lista de pessoas que estão fazendo máscaras para complementar a renda. Confira no final desta reportagem.
O uso das máscaras é opcional para quem não apresenta nenhum sintoma e precisa sair de casa ocasionalmente. Já para quem está tossindo ou espirrando, mesmo que não tenha suspeita da Covid-19, o uso é fundamental, sendo até obrigatório em alguns lugares do país.
Modo correto de usar
A Organização Mundial da Saúde publicou um vídeo e um artigo,ambos em inglês, orientando a maneira correta de usar. Veja a seguir o resumo do que dizem esses materiais. No final desta reportagem estão anexados os materiais originais e a tradução do artigo feito pela comunicação do Sintef-GO.
Lave as mãos
Sim, sabemos que você já ouviu isso um milhão de vezes, mas não é demais relembrar. A higienização das mãos é a forma mais eficaz para evitar a proliferação de muitas doenças infecciosas.
Para o uso das máscaras é fundamental lavar bem as mãos antes de tocar no produto. Lembre-se que ela vai ficar no seu rosto. Tocá-la sem a devida higienização das mãos pode resultar na contaminação do equipamento que deveria te proteger.
Manuseio e retirada
Assim como no caso das máscaras descartáveis, não se deve usar as máscaras caseiras por mais de duas horas. Elas também acumulam germes que podem causar infecções.
Pelo mesmo motivo, não se deve tocar a máscara durante o uso. Retirar a máscara e colocá-la novamente ou ficar constantemente ajustando sua posição é inadequado e perigoso. Quando for necessário trocar a máscara, retire-a tocando apenas as alças e mantendo-a distante do seu rosto. O ideal é que ela seja lavada imediatamente ou que seja isolada até o momento da lavagem.
Na sequência, não se esqueça de higienizar as mãos novamente.
Higienização das máscaras
Como já foi informado anteriormente, as máscaras podem ficar com contaminantes após o uso. Por isso é importante que elas sejam lavadas o mais rápido possível. A forma de lavagem não tem nada de especial, utilize água e sabão e deixe secar em local arejado. Depois da lavagem, recomenda-se que as máscaras sejam passadas. A intenção com isso é eliminar qualquer germe que possa ter sobrevivido ao processo de lavagem.
Confira abaixo o que diz a OMS sobre as máscaras
Tradução feita pela comunicação do Sintef-GO:
Orientação-no-uso-de-mascaras-no-contexto-de-COVID-19Documento original publicado pela OMS (em inglês):
WHO-2019-nCov-IPC_Masks-2020.3-engVídeo da OMS com orientação de como colocar e retirar as máscaras:
Onde comprar em Goiânia e região metropolitana:
Confira onde comprar por cidade e bairro.
Anápolis
- Chic Máscaras – Telefone: (62) 3099-4163 – Instagram: @chic_mascaras – Facebook: @chikmascaras
Aparecida de Goiânia
- Daiane – Telefone: (62) 98194-9840 – Instagram: @dai_maranhao – Bairro: Cidade Vera Cruz
- Meire – Telefone: (62) 98472-3238 – Bairro: Colina Azul
Bela Vista de Goiás
- Zildete – Telefone: (62)99691-1702
Goiânia
- Aline – Instagram: @alinemarq
- Beth – Telefone: (62) 98241-4955 – Bairro: Setor Pedro Ludovico
- Celia – Telefone: (62) 98559-9556 – Bairro: Setor Coimbra
- Eunice – Telefone: (62) 99241-3812 – Bairro: Jardim Atlântico
- Josely – Telefone: (62) 998604-4666 – Bairro: Parque Anhanguera 2
- Lara – Telefone: (62) 99609-3038 – Instagram: @florde_ipe – Bairro: Setor Novo Mundo
- Madalena – Telefone: (62) 99805-1987 – Instagram: @mada.artes – Bairro: Setor Bueno
- Marlia – Telefone: (62) 99601-1973 – Bairro: Setor Aeroporto
- Raylla – Telefones: (62) 98137-4307 e (62)99422-5815 – Instagram: @panodecasa – Bairro: Cidade Jardim
- Vanessa – Telefone: (62) 98411-7225 – Bairro: Anhanguera
- Ygor – Telefone: (62) 98452-6998 – Bairro: Setor Bueno
Inhumas
- Luana – Telefone: (62) 98477-9575