Sintef-GO emite nota de repúdio ao pronunciamento de Jair Bolsonaro

O Sintef-GO publica nota após o absurdo pronunciamento em rede nacional do presidente da República, Jair Bolsonaro. Mais uma vez o presidente se dirige ao povo brasileiro disseminando mentiras e menosprezando o trabalho de cientistas e trabalhadores da saúde, os quais têm levado a sério o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

É inaceitável a irresponsabilidade daquele que deveria ser o líder da nação, colocando em risco a vida de milhões de pessoas. Em seu discurso, Bolsonaro não só vai contra a ciência, como também vai contra falas de membros de seu próprio governo, demonstrando, assim, não só despreparo, mas também negligência às falas de quem ele mesmo diz que são os melhores do Brasil.

Confira o texto integral da nota do Sintef-GO em repúdio às falas de Jair Bolsonaro:

NOTA DE REPÚDIO DO SINTEF-GO AO PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DO DIA 24 DE MARÇO.

O Sintef-GO vem a público manifestar veemente repúdio ao pronunciamento do Presidente da República no último dia 24 de março, em face da maior crise econômica, política, sanitária, social e humanitária vivida pelo país. A irresponsabilidade e desrespeito das diretrizes de órgãos sanitários internacionais e nacionais, de um lado, e a defesa dos interesses das grandes empresas e bancos, de outro lado, segue um caminho: assegurar lucros das grandes empresas à custa do genocídio de uma parcela do povo brasileiro.

Para além do desrespeito aos profissionais das áreas da ciência e da saúde, das tentativas de suspensão dos contratos de trabalho dos trabalhadores/as da iniciativa privada e de promoção de corte de salários dos servidores/as públicos/as e das ações de proteção dos super ricos, Bolsonaro acentua a deterioração de um tecido social profundamente frágil e desigual, lançando parte do povo brasileiro no precipício e no caos.

Todavia, uma pergunta deve ser feita: A que projeto de sociedade interessa a criação de um quadro de caos social? Como ele poderá ser utilizado?

O Sintef-GO tem sustentado que a onda política, ideológica e cultural conservadora e regressista que se seguiu ao Golpe de Estado de 2016, que tem na sua agenda a retirada de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, também traz no seu bojo a disputa entre dois projetos burgueses: de um lado, o “Centrão” e demais representantes da centro-direita que almejam a criação de uma democracia liberal restrita; de outro, o “Bolsonarismo” e demais aliados da extrema-direita que visam a criação de um regime fascista.

Bolsonaro trabalha para criar um caos e decretar “Estado de sítio”, estabelecendo um contexto de arbítrio e repressão, com vista a instituir um Estado autoritário-fascista! O Sintef-GO conclama a todos/as servidores/as, estudantes e comunidade em geral para que se mantenham em alerta e mobilizados/as na defesa dos direitos sociais e das liberdades democráticas, mesmo sob as limitações que os procedimentos e orientações de prevenção em face da pandemia nos impõem!

Por um combate a pandemia que não penalize trabalhadores/as em favor do capital!

Em defesa das liberdades democráticas e dos direitos da classe trabalhadora!

Confirar a nota em PDF:

Nota-de-repúdio-ao-pronunciamento-do-presidente-da-república-do-dia-24-de-março

Deixe um comentário