Rede Federal em Goiás se somará às mobilizações das demais entidades sindicais e estudantis da educação pelo país
Em assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira (27/5), no Auditório Demartin Bizerra, com cerca de 40 servidores, votou-se pela adesão às manifestações nacionais em defesa da educação que serão realizadas no dia 30 de maio. A plenária também aprovou a realização de audiência pública no pátio do IFG/Câmpus Goiânia, nesta terça-feira (28/5), a partir das 16h, com a presença do reitor Jerônimo Rodrigues. A audiência, aberta a toda a comunidade do Instituto, irá discutir os impactos dos cortes de 30% no funcionamento do IFG.
À semelhança do que ocorreu na greve nacional do dia 15, foi proposto e aprovado que servidores e estudantes se encontrem no Câmpus Goiânia, na tarde do dia 30 (15h), e saiam juntos em caminhada até o ponto de concentração da manifestação, na Praça Universitária. Em Goiânia, a concentração se inicia às 16h e a passeata, que desce em direção à Praça do Bandeirante, às 17h.
O chamamento para o dia 30 foi feito no próprio dia 15 pelas entidades nacionais de representação dos estudantes, a União Nacional de Estudantes (UNE), União Nacional de Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). Posteriormente, no dia 17, elas se reuniram com o Sinasefe, o Andes, a Fasubra, a CNTE e a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), definindo uma convocação unificada para o dia 30 de maio.