Institucional

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás (Sintef-GO) foi fundando em 1993, a partir das mudanças estatutárias ocorridas na antiga Associação dos Professores da Escola Técnica Federal de Goiás (APETEFEGO) – criada em 16 de dezembro de 1977.  Ao longo de todos esses anos, nosso Sindicato apresenta uma trajetória de luta em favor dos trabalhadores, especialmente daqueles que atuam na área da Educação.

Ao unificar os técnicos-administrativos e docentes – ativos, aposentados e pensionistas – pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado de Goiás, temos como objetivo organizar, representar e dirigir sindicalmente a luta dos nossos filiados por melhores condições de trabalho e vida, atentando-se para os interesses imediatos, históricos e nos limites do nosso Estatuto.

Nós acreditamos que a disposição sindical é um importante mecanismo de combate às propostas e perspectivas que ferem os direitos trabalhistas. Várias conquistas foram consolidadas a partir da união, mas muitos desafios ainda são impostos. Nesse sentido, a organização dos servidores é fundamental para atuar no cenário sociopolítico, que se apresenta dinâmico, instável, muitas vezes, convergindo para ideias e projetos em desfavor da classe trabalhadora.

É por isso que, juntos, batalhamos em defesa dos direitos dos nossos servidores e, organizados enquanto classe, reforçamos a autonomia, a liberdade e o exercício da mais ampla democracia. Com disposição, acreditamos que somos capazes de construir e renovar a força sindical. Esse é o caminho que o Sintef-GO trilha para continuar numa trajetória de lutas e conquistas!